Editorial

Autores

  • Marina Soler Jorge UNIFESP
  • Cassio da Silva Fernandes UNIFESP

DOI:

https://doi.org/10.34024/n2qwfv29

Palavras-chave:

História da Arte

Resumo

Periódico científico do Programa de Pós-Graduação em História da Arte da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Imagem: Revista de História da Arte tem a satisfação de tornar público o seu sexto volume.
Dando continuidade à missão de fomentar o debate acadêmico e a divulgação científica no amplo campo da História da Arte, este novo número apresenta o dossiê “Medievalismos e as Artes no Século XIX”, organizado por Flavia Galli Tatsch, do Departamento de História da Arte da Unifesp, e Maria Cristina Correia Leandro Pereira, do Departamento de História da Universidade de São Paulo (USP). O conjunto de artigos que compõem o dossiê propõe uma reflexão crítica sobre os múltiplos sentidos da retomada do medievo no século XIX, explorando suas ressignificações na arquitetura, escultura, pintura, vitral, tapeçaria e demais práticas artísticas da época. Mais do que simples revivals, os estudos aqui reunidos iluminam as formas como o passado medieval foi mobilizado, reinterpretado e instrumentalizado por discursos nacionalistas, religiosos e historiográficos no contexto oitocentista.

Biografia do Autor

  • Marina Soler Jorge, UNIFESP

    Marina Soler Jorge é socióloga e professora associada do Departamento de História da Arte da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Unifesp e do Programa de Pós-Graduação em História da Arte da Unifesp. Cursou Sociologia e Ciência Política na Unicamp, é Mestre em Sociologia pela Unicamp e Doutora em Sociologia pela USP. Tem trabalhos publicados nas áreas de sociologia da arte e representações femininas no audiovisual contemporâneo. É autora dos livros "Cultura Popular no Cinema Brasileiro dos Anos 90" (2010) e "Lula no Documentário Brasileiro" (2011), além de artigos sobre recepção, cinema, televisão e feminismo e sociologia da arte. Recentemente tem se dedicado às séries de TV chinesas.

  • Cassio da Silva Fernandes, UNIFESP

    Possui Graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal Fluminense (1992), Especialização em Teoria Literária pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1993), Mestrado em História Social pela Universidade Estadual de Campinas (1998) e Doutorado em História Social pela Universidade Estadual de Campinas (2003), com estágio de 18 meses (Bolsa Doutorado Sanduíche) na Universitá degli Studi di Pisa - Itália (2001 e 2002). Foi Professor Adjunto do Departamento de História da Universidade Federal de Juiz de Fora (MG), entre 2005 e 2011. Atualmente é Professor Associado III do Departamento de História da Arte da Universidade Federal de São Paulo, onde atua na área de História e Historiografia da Arte e da Cultura no Renascimento. É ainda Professor do Programa de Pós-Graduação em História da Arte da Universidade Federal de São Paulo, onde atua como orientador de Mestrado, Doutorado e supervisor de Pós-Doutorado. Professor Convidado no Mestrado (Master) em História da Arte, no Kunsthistorisches Institut (Instituto de História da Arte) da Universidade de Zurique (Suíça), em 2012. É autor da organização, tradução para o português, apresentação e notas dos livros de Jacob Burckhardt, "O Retrato na Pintura Italiana do Renascimento" (2012), e de Aby Warburg, "A Presença do Antigo. Escritos Inéditos", vol. 1 (2018). É Editor de "Imagem: Revista de História da Arte", periódico cientifico do Programa de Pós-Graduação em História da Arte da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

Referências

Editorial

Arquivos adicionais

Publicado

2025-09-05

Como Citar

Soler Jorge, M., & da Silva Fernandes, C. (2025). Editorial. Imagem: Revista De História Da Arte, 6(1). https://doi.org/10.34024/n2qwfv29