ART: EPIGRAMA VISUAL DE UMA NARRATIVA LÍRICA: PERI E CECI DE DOMENICO DE ANGELIS

Autores

  • Luciane Viana Barros Páscoa Professora Associada do Programa de Pós-Graduação em Artes e Letras da Universidade do Estado do Amazonas.

DOI:

https://doi.org/10.34024/imagem.v1i1.14205

Palavras-chave:

Teatro Amazonas, Pintura, Ópera, Domenico De Angelis, Carlos Gomes

Resumo

A decoração artística interna do Teatro Amazonas foi concebida por Chrispim do Amaral que por sua vez contratou os serviços de Domenico De Angelis, Giovanni Capranesi e equipe. Estes artistas, oriundos da Accademia di San Luca em Roma, realizaram um conjunto pictórico e escultórico que revela a presença de uma estética italiana na Manaus oitocentista. Para o Salão Nobre deste teatro, foram concebidos onze painéis parietais. Segundo o contrato, dez deles deveriam apresentar cenas de paisagens amazônicas, exceto um, que deveria representar um assunto da ópera “Il Guarany” de Carlos Gomes. Percebe-se a clara intenção dos comitentes do Teatro Amazonas em homenagear o compositor, que havia falecido no mesmo ano da inauguração daquela casa de ópera. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Alencar, J. (1999). O Guarani (p. 14). São Paulo: Ateliê.

Argan, G. C. (1995). Arte Moderna. São Paulo: Companhia das Letras.

Calabrese, O. (1997). Como se lê uma obra de arte (p. 40). Lisboa: Edições 70.

Charlton, D. (2021) Rescue Opera. Em Oxford Music Online. Recuperado de http://oxfordmusiconline.com/grovemusic/view/10.1093/gmo/9781561592630.001.0001/omo-9781561592630-e-5000904230 https://doi.org/10.1093gmo/9781561592630.article.O904230

Coelho, O. V. S. (2005). In(de)cisão entre dois mundos: um estudo sobre o projeto de nação em O Guarani, de José de Alencar. O eixo e a roda, 11, 147-158.

Costa, L. T. História e Iconografia de Belém em Últimos dias de Carlos Gomes. Em II Encontro de História da Arte. Campinas, IFCH-UNICAMP, 27-29 de março de 2006.

Arcangeli, L. Dizionario Biografico degli Italiani (Volume 19). (1976). Roma: Istituto dell’Enciclopedia Italiana. Recuperado de https://www.treccani.it/enciclopedia/giovanni-capranesi_%28Dizionario-Biografico%29/

D’Ormeville, C., Scalvini, A. (1870, Marzo). Libretto. Musica di A.C. Gomes. Em Il Guarany. Milano. Recuperado de: http://www.librettidopera.it/guarany/guarany.html.

Pacotilha (1896, 23 de setembro). Carlos Gomes (p. 2), São Luiz (MA), 226.

Jornal de Caxias (1898, 30 de julho), Diversas notícias, 3, 141, 2.

Lexikon, H. (1997). Dicionário de símbolos (p. 25-26). São Paulo: Editora Cultrix.

Oliveira, E. D. G. (2007, Maio/Outubro). Últimos dias de Carlos Gomes: do mito “gomesiano” ao “nascimento” de um acervo.

Revista CPC, 4, 87-113. Recuperado de: www.revistas.usp.br/cpc/article/view/15608.

Páscoa, L.V. B. (2013). Imagens de Carlos Gomes e sua obra na decoração artística do Teatro Amazonas. Atas do Congresso Internacional

A música no espaço luso-brasileiro: um panorama histórico (p. 422-437). Lisboa: Núcleo Caravelas-Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical da Universidade Nova de Lisboa.

Páscoa, M. L. F. R. (1997). A Vida Musical em Manaus na Época da Borracha (1850-1910). Manaus: Imprensa Oficial do Estado do Amazonas/FUNARTE.

Páscoa, M. L. F. R. (2000). Domenico de Angelis (Série Memória, Nº 16. Coleção Nº 1). Manaus: Governo do Estado do Amazonas/Secretaria de Estado da Cultura, Turismo e Desporto.

Peres, M. F. (2020). Peri em Brocéliande: o deserto-floresta em O Guarani, de José de Alencar. Itinerários, 55, 139-155. Recuperado de: https://periodicos.fclar.unesp.br/itinerarios/article/view/13600

Rodrigues, S. F. (2015). Todos os caminhos partem de Roma:arte italiana e romanização entre o Impeério e a República em Belém do Pará (1867-1892) (Tese de doutorado). Universidade Federal do Pará, Belém. Recuperado de: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/7229.

Valladares, C. P. (1974). Restauração e recuperação do Teatro Amazonas (p. 81). Manaus: Governo do Estado do Amazonas.

Virmond, M., Tolon, R., & Nogueira, L. (2015). Iconografia e Exotismo em Il Guarany de Antônio Carlos Gomes. Anais do 3o Congresso

Brasileiro de Iconografia Musical: Iconografia, Música e Cultura: relações e trânsitos – UFBA, Salvador.

Downloads

Publicado

2022-08-16

Como Citar

Viana Barros Páscoa, L. (2022). ART: EPIGRAMA VISUAL DE UMA NARRATIVA LÍRICA: PERI E CECI DE DOMENICO DE ANGELIS. Imagem: Revista De Hist´ória Da Arte, 1(1). https://doi.org/10.34024/imagem.v1i1.14205
Recebido: 2022-08-15
Publicado: 2022-08-16