ART: BERNINI E A CRÍTICA DE ARTE: ENTRE O DIÁRIO DE PAUL FRÉART DE CHANTELOU E AS BIOGRAFIAS DE FILIPPO BALDINUCCI E DOMENICO BERNINI

Autores

  • Alexandre Ragazzi Professor Adjunto do Departamento de Teoria e História da Arte, Instituto de Artes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ); Programa de Pós- -Graduação em História da Arte (PPGHA/UERJ).

DOI:

https://doi.org/10.34024/imagem.v1i1.14178

Palavras-chave:

Gian Lorenzo Bernini, Crítica de Arte, Artistic Literature.

Resumo

Neste artigo são considerados trechos de textos que revelam características marcantes do pensamento crítico de Bernini sobre as artes. O Diário escrito por Paul Fréart de Chantelou a respeito da viagem de Bernini à França é o ponto de partida; entretanto, tendo em vista o projeto classicizante com o qual seu autor estava envolvido, foi preciso verificar se as declarações de Bernini ali apresentadas podem ser aceitas como verdadeiras. Para isso, esse conteúdo foi confrontado com outras fontes, principalmente as biografias escritas por Baldinucci e Domenico Bernini. Através dessa análise, procurou-se chegar à compreensão de algumas das ideias de Bernini sobre as artes, assim como, a partir dos conceitos de imaginação e memória, de um aspecto importante de seu modo operativo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Bachelard, G. (2001). O ar e os sonhos. Ensaio sobre a imaginação do movimento. São Paulo: Martins Fontes.

Baldinucci, F. (1682). Vita del Cavaliere Gio. Lorenzo Bernino – Scultore, architetto e pittore. Firenze: Vincenzio Vangelisti.

Barone, J. (2009). Poussin as engineer of the human figure: the illustrations for Leonardo’s Trattato (p. 197-235). In C. Farago (Org.). Re-reading Leonardo. The Treatise on painting across Eu- rope, 1550-1900. Aldershot: Ashgate.

Baxandall, M. (2006). Padrões de intenção. A explicação histórica dos quadros. São Paulo: Companhia das Letras.

Bernini, D. (1713). Vita del Cavalier Gio. Lorenzo Bernino. Roma: Rocco Bernabò.

Borges, J. L. (2009). Obras completas 1: 1923-1949. (4a ed.). Buenos Aires: Emecé.

Damm, H. (2006). Gianlorenzo on the grill: the birth of the artist in his primo parto di divozione (p. 223-249). In M. Delbeke, E. Le- vy, & S. F. Ostrow. Bernini’s biographies: critical essays. Universi- ty Park (PA): The Pennsylvania State University Press.

Delbeke, M., Levy, E., & Ostrow, S. F. (Org.). (2006). Bernini’s biographies: critical essays. University Park (PA): The Pennsylvania State University Press.

D’Onofrio, C. (1966). Priorità della biografia di Domenico Berni- ni su quella del Baldinucci, Palatino, 10, p. 201-208.

Fréart de Chantelou, P. (1885). Journal du voyage du Cavalier Bernin en France. Manuscrit inédit publié et annoté par Ludovic

Lalanne. Paris: Gazette des Beaux-Arts.

Fréart de Chantelou, P. (2001). Journal de voyage du Cavalier Bernin en France (Édition de Milovan Stanić). Paris: Macula, L’Insulaire.

Fréart de Chambray, R. (1650). Parallèle de l’architecture antique et de la moderne [...]. Paris: Edme Martin.

Fréart de Chambray, R. (1662). Idée de la perfection de la peintu- re. Mans: Jacques Ysambart.

Fréart de Chambray, R., & Euclides. (1663). La perspective d’Euclide, traduite en françois [...] et demonstrée par Rol. Fréart de Chantelou sieur de Chambray. Le Mans: Jacques Ysambart.

Kim, D. Y. (2014). The traveling artist in the Italian Renaissance. Geography, mobility, and style. New Haven and London: Yale University Press.

La Chambre, P. C. (1681). Éloge de M. le Cavalier Bernin, Journal des Sçavans (p. 52-59). Paris: Jean Cusson.

La Chambre, P. C. (1685). Préface pour servir à l’histoire de la vie et des ouvrages du Cavalier Bernin. [Paris]: s.n.

Lichtenstein, J., Michel, C. (Org.). (2006). Conférences de l’Académie Royale de Peinture et de Sculpture. 1648-1681 (Tomo I, Volumes 1-2). Paris: École Nationale Supérieure des Beaux-Arts.

Montaiglon, A. (1875). Procès-verbaux de l’Académie Royale de Peinture et de Sculpture: 1648-1792 – Tome I: 1648-1672. Paris: J. Baur.

Montanari, T. (2006). At the margins of the historiography of art: the Vite of Bernini between autobiography and apologia (p. 73-109). In M. Delbeke, E. Levy, & S. F. Ostrow. Bernini’s biographies: critical essays. University Park (PA): The Pennsylvania State University Press.

Ostrow, S. F. (2006). Bernini’s voice: from Chantelou’s Journal to the Vite (p. 111-141). In M. Delbeke, E. Levy, & S. F. Ostrow. Ber- nini’s biographies: critical essays. University Park (PA): The Pennsylvania State University Press.

Perrault, Charles, Perrault, Claude. (1909). Mémoires de ma vie / Voyage à Bordeaux (1669). Paris: Laurens.

Ragazzi, A. (2012). A viagem de Bernini à França: O busto de Luís XIV e algumas considerações sobre a arte do retrato (p. 36-44).

Anais do II Colóquio Internacional de História da Arte e da Cultura – O artista e a sociedade. Juiz de Fora: LAHA/ICH/IAD/UFJF.

Ragazzi, A. (2019). Apagamento e vitalidade da tradição clássica no Brasil (p. 15-24). Atas do XIII Encontro de História da Arte – Arte em confronto: Embates no campo da História da Arte. Cam- pinas: UNICAMP/IFCH/CHAA.

Vasari, G. (1966-1987). Le vite de’ più eccellenti pittori, scultori e architettori nelle redazioni del 1550 e 1568. Testo a cura di Rosanna Bettarini, commento secolare a cura di Paola Barocchi. 6 v. Firenze: Sansoni / S.P.E.S.

Vinci, L. (1651a). Traité de la peinture [...] traduit d’italien en françois par R[oland] F[réart] S[ieur] D[e] C[hambray]. Paris: Jacques Langlois.

Vinci, L. (1651b). Trattato della pittura [...] novamente dato in luce, con la vita dell’istesso autore scritta da Rafaelle du Fresne. Si sono giunti i tre libri della pittura e il trattato della statua di Leon Battista Alberti. Paris: Giacomo Langlois.

Vinci, L. (1995). Libro di pittura. Edizione in facsimile del Codice Urbinate Lat. 1270 nella Biblioteca Apostolica Vaticana. Firenze: Giunti.

Downloads

Publicado

2022-08-16

Como Citar

Ragazzi, A. (2022). ART: BERNINI E A CRÍTICA DE ARTE: ENTRE O DIÁRIO DE PAUL FRÉART DE CHANTELOU E AS BIOGRAFIAS DE FILIPPO BALDINUCCI E DOMENICO BERNINI. Imagem: Revista De Hist´ória Da Arte, 1(1). https://doi.org/10.34024/imagem.v1i1.14178
Recebido: 2022-08-11
Publicado: 2022-08-16