Heinrich Wölfflin e o Problema do Estilo nas Artes Visuais: Apresentação e Tradução

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34024/83t31w54

Palavras-chave:

Heinrich Wölfflin, Estilo, Formalismo, Historiografia da Arte

Resumo

O problema do estilo nas artes visuais, texto originado de uma conferência proferida por Heinrich Wölfflin em 1911, constitui um marco na historiografia da arte ao apresentar, pela primeira vez ao grande público, uma síntese do modelo metodológico que seria desenvolvido em sua obra-prima de 1915, Conceitos fundamentais da história da arte. A presente tradução, inédita em português, busca oferecer ao leitor brasileiro não apenas o acesso a essa formulação seminal da historiografia moderna, mas também a uma profunda reflexão teórica sobre a dupla raiz do estilo e a sua interpretação sob uma perspectiva óptico-formal.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

  • Serzenando Alves Vieira Neto, UNIFESP

    Pesquisador visitante de pós-doutorado (FAPESP), Bibliotheca Hertziana – Instituto Max Planck de História da Arte.
    Pesquisador de pós-doutorado (FAPESP), Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

Referências

GANTNER, Joseph (org.). Heinrich Wölfflin 1864-1945: Autobiographie, Tagebücher und Briefe. Basel/Stuttgart: Schwabe & Co., 1982.

HAGEN, Oscar. Neue Ziele der Kunstgeschichtsschreibung. Zu Heinrich Wölfflins neuem Buch “Kunstgeschichtliche Grundbegriffe”. Zeitschrift für bildende Kunst, v. 51, n. 27, p. 153-160, 1916.

HART, Joan Goldhammer. Heinrich Wölfflin: an intellectual biography. Tese (Doutorado em História da Arte) – University of California, Berkeley, 1981.

LEONARDO DA VINCI; LUDWIG, Heinrich. Das Buch von der Malerei. Wien: Braumüller, 1882.

LEVY, Evonne. Wölfflin’s Principles of Art History (1915-2015): A Prolegomenon for Its Second Century. In: Wölfflin, Heinrich. Principles of Art History. Los Angeles: The Getty Research Institute, 2015, p. 1-46.

PANOFSKY, Erwin. Das Problem des Stils in der bildenden Kunst. Zeitschrift für Ästhetik und allgemeine Kunstwissenschaft, v. 10, p. 460-467, 1915.

RODENWALDT, Gerhart. Wölfflins Grundbegriffe und die antike Kunst. Zeitschrift für Ästhetik und allgemeine Kunstwissenschaft, v. 11, p. 432-441, 1916.

ROTHACKER, Erich. Wölfflins kunstgeschichtliche Grundbegriffe. Repertorium für Kunstwissenschaft, v. 41, p. 168-176, 1919.

VOSS, Hermann. “Künstlergeschichte” oder “Kunstgeschichte ohne Namen”? Entgegnung an Heinrich Wölfflin. Kunstchronik und Kunstmarkt, v. 55, n. 31, p. 435-438, 1919.

WARNKE, Martin. On Heinrich Wölfflin. Representations, n. 2, p. 172-187, 1989.

WEDDIGEN, Tristan. Approaching Wölfflin’s Principle. In: Wölfflin, Heinrich. Principles of Art History. Los Angeles: The Getty Research Institute, 2015, p. 47-68.

WÖLFFLIN, Heinrich. Die klassische Kunst: eine Einführung in die italienische Renaissance. München: F. Bruckmann, 1899.

WÖLFFLIN, Heinrich. Die Künst Albrecht Dürers. München: Bruckmann, 1905.

WÖLFFLIN, Heinrich. Das Problem des Stils in der bildenden Kunst. Sitzungsberichte der Königlich Preussischen Akademie der Wissenschaften, p. 572-578, 1912.

WÖLFFLIN, Heinrich. Über den Begriff des Malerischen. Kunstwart und Kulturwart, v. 26, n. 20, p. 104-109, 1913a.

WÖLFFLIN, Heinrich. Über den Begriff des Malerischen. Logos, n. 4, p. 1-7, 1913b.

WÖLFFLIN, Heinrich. Conceitos fundamentais da história da arte. Trad. João Azenha Jr. São Paulo: Martins Fontes, 2006 [1915].

Downloads

Publicado

2025-09-05

Edição

Seção

Traduções e Documentos

Como Citar

Heinrich Wölfflin e o Problema do Estilo nas Artes Visuais: Apresentação e Tradução (S. Alves Vieira Neto , Trad.). (2025). Imagem: Revista De História Da Arte, 6(1). https://doi.org/10.34024/83t31w54