Produções Seriadas Chinesas no Brasil: A Disseminação por Plataformas de Streaming e a Formação de Comunidades de Fãs Brasileiros

Authors

DOI:

https://doi.org/10.34024/8svqf547

Keywords:

Séries chinesas, plataformas de streaming, fãs, comunicação intercultural

Abstract

Nos últimos anos, o contínuo desenvolvimento de plataformas de streaming transnacionais ampliou os canais de disseminação internacional das obras cinematográficas e televisivas chinesas, permitindo que histórias e vozes da China alcancem um palco global mais amplo. A difusão do conteúdo audiovisual chinês no Brasil é um fenômeno relativamente recente e ainda pouco explorado. No entanto, os telespectadores brasileiros têm demonstrado um interesse crescente por produções chinesas, e plataformas de streaming voltadas para conteúdos asiáticos vêm ganhando popularidade no país. Este artigo analisa a disseminação e a recepção das produções seriadas chinesas no Brasil, explorando de que maneira as plataformas transnacionais de streaming e as comunidades de fãs contribuem para a circulação internacional dessas produções.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biographies

  • Ying Zi Wang, Nanjing Normal University

    Professora Assistente da Escola de Jornalismo e Comunicação, Universidade Normal de Nanjing (NNU), Nanjing, Jiangsu, China.

  • Marina Soler Jorge, UNIFESP

    Professora Associada do Departamento de História de Arte da UNIFESP e do PPG em História da Arte da Unifesp.

References

Almeida, H. B. D. (2002). Melodrama comercial: reflexões sobre a feminilização da telenovela. Cadernos Pagu, (19), 171–194. https://www.scielo.br/j/cpa/a/Tm8WTB8SNFsqSvnL5rXX4Nq/

Araújo, M. (2021). IQIYI e a televisão chinesa: Uma reflexão sobre as plataformas de streaming sob demanda para além do Ocidente. Revista Geminis, 12(3), 151–168. https://www.revistageminis.ufscar.br/index.php/geminis/article/view/629

Bourdieu, P. (2008). A distinção. São Paulo: Edusp; Porto Alegre: Zouk.

Camoça, A., & Araújo, M. (2021). Desocidentalizando a imagem sobre a China: Um olhar sobre o contra-fluxo midiático chinês no Brasil. Intus-legere: Historia, 15(1), 186–204. https://intushistoria.uai.cl/index.php/intushistoria/article/view/421

de Carvalho, L. M. M. (2008). Repensando o melodrama no contexto asiático: Um estudo sobre a série televisiva sul-coreana Dae Jang Geum. Contemporanea, 6(1).

de Lopes, M. I. V. (2003). Telenovela brasileira: Uma narrativa sobre a nação. Comunicação & Educação, 26, 17–34. https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/37469

Hamburger, E. I. (2007). A expansão do "feminino" no espaço público brasileiro: Novelas de televisão nas décadas de 1970 e 80. Revista Estudos Feministas, 15(1), 153–175. https://www.scielo.br/j/ref/a/mqRTQNjWmZXGF9xBVVm7FLv/

Ji, D. (2021). “Chāowénhuà huíshēngshì” shìyù xià Zhōngguó guójì chuánbò de lǐniàn zhuǎnxíng [A transformação conceitual da comunicação internacional da China sob a perspectiva da "câmara de eco transcultural"]. Biānjí zhī Yǒu [O Amigo do Editor], (11). https://oversea.cnki.net/KCMS/detail/detail.aspx?dbcode=CJFD&dbname=CJFDLAST2021&filename=BJZY202111005&uniplatform=OVERSEA&v=A9tZY-39dmyxoBI9l1EefI1IdDBewlxBKP8E_pYN7_QkC_wnQWoOdrI43s6G_ywm

Kim, T. (2022). Theorizing the Korean Wave| K-Culture Without “K-”? The Paradoxical Nature of Producing Korean Television Toward a Sustainable Korean Wave. International Journal of Communication, 17, 22. https://ijoc.org/index.php/ijoc/article/view/18465

Moura, M. A. de. (2022). Mediação da informação no Instagram: Reflexões sobre doramas, fãs e consumo (TCC, Graduação em Biblioteconomia). Universidade Federal do Ceará. https://repositorio.ufc.br/handle/riufc/69313

Petro, P. (1986). Mass culture and the feminine: The “place” of television in film studies. Cinema Journal, 25(1), 5–21. https://www.jstor.org/stable/1225477?casa_token=LJ2EJVGrrAkAAAAA%3AeSkUIheU9c28m7oQ5eFfAkvMsS8a-q9ZqlXWPsMLf90GVPlQN2vCBT1tdwvPJOGswcopSC0m-LPX3vKok855uAdy15OcvDnXWYnFqFRY0V-l7fNgb_BUlQ&seq=1

Santos, A. (2023). O gênero xianxia como recurso de soft power chinês: Uma análise da série "Amor eterno" sob a ótica das relações públicas internacionais (TCC, Relações Internacionais). https://lume.ufrgs.br/handle/10183/259284

Tao, D. (2008). Qǐméng de zhōngjié: Kěwàng yǔ Zhōngguó tèsè de diànshìjù móshì de quèlì [O fim do Iluminismo: Desejo e o estabelecimento do modelo de drama televisivo com características chinesas]. Aisixiang, (1). http://www.aisixiang.com/data/22808.html

Williams, R. (1979). Marxismo e literatura. Rio de Janeiro: Zahar.

Yeh, E. Y. Y. (2009). Pitfalls of cross-cultural analysis: Chinese Wenyi film and melodrama. In De-Westernizing Communication Research (pp. 111-127). Routledge. https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/01292980903293379?casa_token=_B67Cnzg_UQAAAAA%3ASa4jZfwGOLYa5yPl3q9gATdpYTLx5gRzLdNM1RJ9MEanlmVhmDFUSrwATekr5BGbyjTuUe989p1y5pH57w

Yin, H. (2001). Yìyì, shēngchǎn yǔ xiāofèi: Dāngdài Zhōngguó diànshìjù de zhèngzhì jīngjìxué fēnxī [Significado, produção e consumo: Uma análise político-econômica das séries televisivas na China contemporânea]. Xiàndài Chuánbò [Comunicação Moderna], (4). https://qikan.cqvip.com/Qikan/Article/Detail?id=1002145881

Zhou, G. (2016). Diànshìjù de hǎiwài chuánbò yǔ guójiā xíngxiàng jiàngòu [A disseminação internacional das séries de televisão e a construção da imagem nacional]. Zhōngguó Diànshì [Televisão Chinesa], (1), 101–105. https://www.sklib.cn/booklib/bookPreview?SiteID=122&ID=3503380&QrcodeCode=1ED08556F04959FDB770C8019CA11AB1D6A79545A9DA3B17B5320E4E3E372685&fromSubID=334

Zhu, Y., Keane, M., & Bai, R. (Eds.). (2008). TV drama in China. Hong Kong: Hong Kong University Press.

Published

2025-09-05

How to Cite

Wang, Y. Z., & Soler Jorge, M. (2025). Produções Seriadas Chinesas no Brasil: A Disseminação por Plataformas de Streaming e a Formação de Comunidades de Fãs Brasileiros. Imagem: Revista De História Da Arte, 6(1). https://doi.org/10.34024/8svqf547