Rusgas do mundo flutuante: a construção orientalista da presença japonesa no impressionismo

the orientalist construction of the Japanese presence in Impressionism

Autores

  • Fabiano de Araujo UFPE

DOI:

https://doi.org/10.34024/acrbrm02

Palavras-chave:

Orientalismo; Japão; Impressionismo; Modernismo;, Japonismo

Resumo

O presente artigo apresenta, como objeto de investigação, o processo de formação orientalista do movimento artístico impressionista (e pós-impressionista), situado num momento de transição para o modernismo, na segunda metade do século XIX (1860 e 1880), em relação ao contexto de modernização japonesa na Era Meiji (1868-1912) e sua aproximação contrastiva com o Ocidente. A noção de orientalismo aqui abordada considera formulações de Edward Said (2003) e outras leituras direcionadas ao contexto histórico japonês (Elisa Sasaki Pinheiro; Liliana Morais), tendo em vista que o arquipélago do Extremo Oriente nunca foi colonizado por potências ocidentais e assumiu um lugar como nação imperialista. Especificamente, trataremos do aporte inicial de influências temáticas e formais da arte japonesa, o primeiro momento do japonismo, diretamente relacionado ao impressionismo, que pode ser diferenciado do segundo japonismo, cuja tendência condicionou o aparecimento do Art Nouveau e do design modernista entre 1880 e 1890, segundo Klaus Berger (1992).

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Publicado

2025-09-05

Como Citar

de Araujo, F. (2025). Rusgas do mundo flutuante: a construção orientalista da presença japonesa no impressionismo: the orientalist construction of the Japanese presence in Impressionism. Imagem: Revista De História Da Arte, 6(1). https://doi.org/10.34024/acrbrm02