ART O Legado da Arte Escultórica Makonde Moçambicana na Contemporaneidade Artística de Reinata Sadimba

Autores

  • Evelyn Magalhães de Oliveira Universidade Estadual de Campinas - Unicamp

DOI:

https://doi.org/10.34024/imagem.v3i2.16260

Palavras-chave:

Reinata Sadimba, Makonde, Arte Contemporânea, Moçambique, África

Resumo

Esta pesquisa é um recorte de um projeto em andamento que tem como objetivo compreender alguns aspectos antropológicos e etnoculturais acerca do Povo Makonde de Moçambique – África, e investigar a produção estética de sua arte escultórica e o legado dessa arte na contemporaneidade artística de Reinata Sadimba, ceramista Makonde. A Escultura Makonde, é o símbolo de resistência contra o período da opressão colonial portuguesa, pois ela ajudou a financiar a luta pela Independência de Moçambique e sua originalidade contribuiu para o Movimento Nacionalista do país. Reinata simboliza a transformação, representa a passagem e a junção da tradição e da contemporaneidade da cultura de Moçambique e dos Makonde, articula de forma inovadora os períodos artísticos, do passado e do presente. A pesquisa é feita a partir de levantamentos bibliográficos em diferentes fontes, sendo estudos dos pesquisadores: Margot e Jorge Dias, Gianfranco Gandolfo e Lia Laranjeira; filmes dos roteiristas e diretores: Catarina Alves Costa e Licinio Azevedo; textos dos historiadores da arte negro-africana: Kabengele Munanga, Mesquitela Lima, Frank Willett e Sally Price; estudos da Arte Makonde de: Margot Dias, Roger Fouquer e Ricardo T. Duarte; além de análises de obras escultóricas de etnia Makonde e da escultora Reinata Sadimba em catálogos de exposições de arte, em websites de museus e em galerias
moçambicanas e internacionais.

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Publicado

2024-01-30 — Atualizado em 2024-04-02

Versões

Como Citar

Magalhães de Oliveira, E. (2024). ART O Legado da Arte Escultórica Makonde Moçambicana na Contemporaneidade Artística de Reinata Sadimba. Imagem: Revista De Hist´ória Da Arte, 3(2), 316–347. https://doi.org/10.34024/imagem.v3i2.16260 (Original work published 30º de janeiro de 2024)
Recebido: 2024-01-30
Publicado: 2024-04-02