ART A Tragédia no Olhar: Notas Sobre o Símbolo

Autores

  • Claudio R.O Cavargere Programa de Pós-Graduação em Filosofia – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP

DOI:

https://doi.org/10.34024/imagem.v3i2.16227

Palavras-chave:

Tragédia, Símbolo

Resumo

O presente ensaio tem como objetivo delinear o caráter agonístico e trágico do símbolo. Para tal intento, pretende-se tatear, fazendo uso de Creuzer e Bachofen, atingindo seu cume em Warburg, como o símbolo, enquanto película provisória que se forma a partir do choque violento entre homem e mundo, faz da tensão vital e da terribilidade da vida uma forma de mais-viver, ou seja, uma forma de orientação no cosmos. Cristalizando em tensão máxima o rudimento histórico de uma forma de vida, mais do que resolver e apaziguar sinteticamente seu conflito imanente, o símbolo se revela ele mesmo uma força agonística, uma vontade de poder que estimula ou declina a vida que com ele entra em contato. 

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Publicado

2024-01-30 — Atualizado em 2024-04-02

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Como Citar

R.O Cavargere, C. (2024). ART A Tragédia no Olhar: Notas Sobre o Símbolo. Imagem: Revista De Hist´ória Da Arte, 3(2), 155–170. https://doi.org/10.34024/imagem.v3i2.16227 (Original work published 30º de janeiro de 2024)
Recebido: 2024-01-29
Publicado: 2024-04-02