DOS Julio Argentino Roca, imagem de fronteira. Entre a imprensa satírica e a imagem oficial (1880 - 1904). Iconografia de um herói com rosto e sem máscara

Autores

  • Agustina del Bianco E-IDAES Escuela Interdisciplinaria de Altos Estudios Sociales - Maestría en Historia del Arte Argentino y Latinoamericano. Universidad Nacional de San Martín/UNSAM
  • Luciano Pozo E-IDAES Escuela Interdisciplinaria de Altos EstudiosSociales - Maestría en Historia delArte Argentino y Latinoamericano. Universidad Nacional de San Martín, Argentina. Universidad Nacional Noroeste. Buenos Aires / UNNOBA
  • Pamela Navarro E-IDAES Escuela Interdisciplinaria de Altos Estudios Sociales - Maestría en Historia del Arte Argentino y Latinoamericano. Universidad Nacional de San Martín/UNSAM, Argentina.Museo de Arte Contemporáneo Universidad/ MAC U. Chile
  • Valeria Viden E-IDAES Escuela Interdisciplinaria de AltosEstudios Sociales - Maestría enHistoria del Arte Argentino y Latinoamericano. Universidad Nacional de San Martín/UNSAM, Argentina

DOI:

https://doi.org/10.34024/imagem.v2i2.15110

Palavras-chave:

Julio Argentino Roca, história da arte do século 19, cultura visual, imprensa satírica

Resumo

Esta pesquisa em andamento desenvolve uma leitura sobre a imagem pública de Julio Argentino Roca, correspondente ao seu segundo mandato como presidente da República Argentina entre 1898 e 1904. Os primeiros resultados abordam a noção de dupla face, como qualidade da imagem que mostra vazamentos nas formas de representação de J. A. Roca, seja em aquelas imagens que correspondem à ideologia oficial através de retratos encomendados pelo Estado, como os encontrados na imprensa da época, sendo a antítese satírica e crítica que se apresenta nas edições da revista Caras y Caretas. A abordagem deste trabalho assenta no estudo das imagens, enquadrado numa abordagem da história social da arte e da cultura. visual que permite mostrar tensões e encontros na construção da imagem de J. A. Roca, tomando como eixo as disciplinas canônicas da arte (pintura, escultura, gravura e fotografia) em contraste com a cultura gráfica da revista Caras y Caretas que ganhou o prêmio rua como um novo dispositivo de comunicação de massa

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Referências

Archivo Histarmar de Historia y Arqueología Marítima. Provincia de Buenos Aires. http://www.histarmar.com.ar/

Biblioteca Nacional Mariano Moreno. República Argentina https://www.bn.gov.ar/

Hemeroteca Digital. Biblioteca Nacional de España. España https://hemerotecadigital.bne.es/hd/es/card?sid=3963057

Museo Nacional de Bellas Artes Argentina. Buenos Aires. Argentina https://www.bellasartes.gob.ar/

Museo Histórico Nacional, Chile https://www.fotografiapatrimonial.cl/

Museo Roca - Instituto de Investigaciones Históricas. Buenos Aires. Argentina https://museoroca.cultura.gob.ar/

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Publicado

2023-05-17 — Atualizado em 2024-04-02

Versões

Como Citar

del Bianco, A., Pozo, L., Navarro, P., & Viden, V. (2024). DOS Julio Argentino Roca, imagem de fronteira. Entre a imprensa satírica e a imagem oficial (1880 - 1904). Iconografia de um herói com rosto e sem máscara. Imagem: Revista De Hist´ória Da Arte, 2(2). https://doi.org/10.34024/imagem.v2i2.15110 (Original work published 17º de maio de 2023)
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