DOS Populações Campesinas na Obra de Oscar Pereira da Silva (1867-1939)

Autores

  • Alex Silva Moreira Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) - Campus Jorge Amado | Brasil

DOI:

https://doi.org/10.34024/imagem.v2i2.15109

Palavras-chave:

Pintura do século XIX, Populações campesinas, Oscar Pereira da Silva

Resumo

Oscar Pereira da Silva (1867-1939) é um pintor do século XIX ligado a uma linguagem artísticade prestígioà época.Com umperfil acadêmicocarregado de notoriedade no cenário artístico paulistano, autor de trabalhos investigados como: a “Escrava Romana (1894), presente na Pinacoteca do Estado de São Paulo (São Paulo, SP); a alegoria “A noite (1927)”, localizada no MuseuMariano Procópio (Juizde Fora,MG) e a “Fundaçãode SãoPaulo (1909)” situada noMuseu doIpiranga (SãoPaulo, SP),dentre outras.Com umaformação aosmoldes de sua temporalidade, o esperado para um artista com potencial ao sucesso e circulação, conferindo prestígio e aceitação de seus pares. Oscar acompanhou deperto omomento da transição políticada Monarquia à República,no
episódico concursodo Prêmioda Viagema Europa em 1887.Esta investigação incumbe-se daobservação dealgumas desuas obras,nas quaiso artistaretrata populações campesinas, realizam-se análises nas quais são verificados os ideais de homem e de mulher do campo por ele apresentados para conferir em que medida estes refletem, ou não, a realidade e o perfil da população da época. Em decorrência da ausência de estudos que enfoquem tais produções, serão avaliados no presente estudo, como as populações do campo figuram nas obras do renomado artista, e se estas se aproximam do ideal de homem/mulher do campo difundido naquele período.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Alves, M. B. Quando os artistas saem em viagem: Trânsito de pintores e pinturas no Brasil na virada do século XIX para o XX. 2019. 280 f. Tese (Doutorado) - Curso de História, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019.

Formico, M. R. A “Escrava Romana” de Oscar Pereira da Silva: sobre a circulação e transformação de modelos europeus na arte acadêmica do século XIX no Brasil. 2012, 220 f. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) - Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas, São Paulo, 2012.

Gombrich, E. H. AHistória da arte. 16 ed. Rio De Janeiro:Editora LTC – Livros Técnicos e Científicos, 2015.

LIMA Junior, C. Um artista às margens do Ipiranga: Oscar Pereira da Silva, o Museu Paulista e a reelaboração do passado nacional. 2015. 251 f. Mestrado (Dissertação em Culturas e Identidades Brasileiras) - Instituto de Estudos Brasileiros, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015b.

Silva, P.N. J.A Noiteno MuseuMariano Procópio:uma pinturaalegórica deOscar Pereira Da Silva. Tese (Doutorado). Universidade Federal de Juiz de Fora. 2020.

Silva, P. de S. S. G. Ressonâncias da representação do trabalho camponês medieval na arte de Jean-François Millet (1814-1875). Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal do Espírito Santo. 2017

Downloads

Publicado

2023-05-17 — Atualizado em 2024-04-02

Versões

Como Citar

Silva Moreira, A. (2024). DOS Populações Campesinas na Obra de Oscar Pereira da Silva (1867-1939). Imagem: Revista De Hist´ória Da Arte, 2(2). https://doi.org/10.34024/imagem.v2i2.15109 (Original work published 17º de maio de 2023)
##plugins.generic.dates.received## 17/05/2023
##plugins.generic.dates.published## 02/04/2024

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.