v. 7 n. 12 (2020): Documentos, Instrumentos de Pesquisa e Traduções

Arquivos Nacionais/ Torre do Tombo, Inquisição de Lisboa, livro 776.

Este número da Revista de fontes, como tudo que foi pensado, feito e preparado nestes últimos meses, é especial. A revista recebeu um grande número de propostas de publicações em todos os formatos possíveis para o nosso número de meio de ano: transcrições, é claro, mas também tabulações de documentação na forma de instrumentos de pesquisa e ainda traduções. Apesar de fazer a revista sair do seu tamanho habitual, achamos por bem não deixar nenhuma das submissões aprovadas (daquelas recebidas até o mês de junho) em espera até o ano que vem, do que resultou um número inédito com onze contribuições e um total de quase 500 páginas.

Aborda-se aqui uma grande diversidade de temas que vão das providências tomadas pela câmara de São Luís do Maranhão no contexto de uma epidemia no século XVIII a manuscritos sebastianistas e sátiras sociais seiscentistas, do registro dos navios que zarparam do porto de Lisboa durante a ocupação napoleônica à tradução do primeiro manual de balé e as crônicas latinas do reino vândalo. Este número reúne contribuições de historiadoras e historiadores de Guarulhos a Sendai, no Japão, de Foz do Iguaçu a Nashville, nos Estados Unidos; estudantes de graduação, doutorandos ou confirmados professores titulares que com suas publicações permitem à Revista de fontes servir com alegria a seu propósito de dar a ver e compartilhar os materiais de trabalho do nosso árduo e prazeroso ofício.

Boa consulta! boa leitura!

Publicado: 2020-09-03

Instrumentos de Pesquisa

  • Matrículas de tripulações mercantes em Portugal em 1807-1808 como fontes para o trabalho do historiador

    Jaime Rodrigues, Bárbara Regina Silva Costa, Beatriz Anselmo de Oliveira, Beatriz Bertolli Paulini , Bruna Macedo Pilon, Daniel Gimene Liossi de Sousa, Daniele de Souza Somensari, Fábio Rogério Banin Jr., Fernanda Dias Neves, Giovanna Antonelli Santos, Isabella Rocha Ferreira, Juliana dos Santos Carmona, Juliane Cavalcante, Laís Aparecida Charleaux, Maiara Puk Goes da Silva, Thainá Renata Lopes da Silva, Vitória Ribeiro
    179-455