Para além dos dados fiscais: o registro de um drama familiar em um documento da Coleção Casa dos Contos

  • Luiz Fernando Lopes Instituto Federal de Brasília
Palavras-chave: Documentação fiscal, Correspondências, Coleção Casa dos Contos

Resumo

A documentação da Coleção Casa dos Contos é rica fonte de informações de natureza fiscal amplamente consultadas por historiadores interessados em produzir trabalhos de história econômica e administrativa. O que se propõe com a transcrição aqui apresentada é demonstrar, por meio de uma singular correspondência de prestação de contas, que o vigor informativo dos manuscritos deste fundo documental permeia, mas também transpõe, os interesses de pesquisadores da história econômica, demográfica e fiscal do Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando métricas...

Referências

Autos de Devassa da Inconfidência Mineira. Brasília; Belo Horizonte: Câmara dos Deputados; Imprensa Oficial de Minas Gerais, 1978. Volume 4.

BOSCHI, Caio César; MORENO, Carmen; FIGUEIREDO, Luciano. Inventário da Coleção Casa dos Contos: livros, 1700-1891. Belo Horizonte: PUC Minas: FAPEMIG, 2006.

CARRARA, Ângelo A. “A administração dos contratos da capitania de Minas: o contratador João Rodrigues de Macedo, 1775-1807”. In: Revista América Latina en la historia económica, México, n. 35, pp. 29-52, jun. 2011.

CARRARA, Ângelo A. A real fazenda de Minas Gerais: guia de pesquisa da coleção Casa dos Contos de Ouro Preto. Ouro Preto: UFOP, 2003.

FERREIRA, Érica. “Servir ao Santo Tribunal”: trajetórias e atuação dos oficiais da Inquisição no termo de São João del-Rei (século XVIII). Dissertação de mestrado em História: Universidade Federal de São João del-Rei, 2016.

FIGUEIREDO, Lucas. O Tiradentes: uma biografia de Joaquim José da Silva Xavier. São Paulo: Companhia das Letras, 2018.

FIGUEIREDO, Luciano Raposo de A. “Casa dos Contos: potencialidades de pesquisa”. In: Anais do XII Seminário sobre economia mineira - CEDEPLAR. Diamantina, 2006.

FURTADO, Júnia Ferreira. Homens de negócio: a interiorização da metrópole e o comércio nas Minas Setecentistas. São Paulo: Hucitec, 1999.

OLIVEIRA, Felipe R. de. Por homens e caminhos: o contrato das entradas e o comércio nas Minas (1762-1769). Dissertação de mestrado em História: Universidade Federal de Juiz de Fora, 2009.

RAMOS, Donald. “Do Minho a Minas”. In: Revista do Arquivo Público Mineiro. Vol. 44, pp. 132-153, jan-jun. 2008,.

RODRIGUES, Aldair C. Limpos de sangue: familiares do Santo Ofício, Inquisição e sociedade em Minas colonial. São Paulo: Editora Alameda, 2011.

Publicado
2020-09-03
Como Citar
LOPES, L. F. Para além dos dados fiscais: o registro de um drama familiar em um documento da Coleção Casa dos Contos. Revista de fontes, v. 7, n. 12, p. 157-165, 3 set. 2020.