v. 18 n. 1 (2025): Edição especial de Turismo de Observação de Vida Silvestre

					Visualizar v. 18 n. 1 (2025): Edição especial de Turismo de Observação de Vida Silvestre

Esta Edição Especial reune artigos científicos de pesquisadoras e pesquisadores relacionados ao Turismo de Observação de Vida Silvestre em sua constituição conceitual, estrutural e/ou experiencial na perspectiva epistemológica ou empírica e em seu contexto social e histórico, de modo a desvelar esse fenômeno frente às relações sociais e à totalidade da sociedade.

O Turismo de Observação de Vida Silvestre está inserido no segmento do ecoturismo e considerado um modelo que desafia uma forma de produção que demanda conhecer e respeitar a natureza, em correspondência à dinâmica sociocultural dos territórios. Assim como outras práticas turísticas o turismo de observação da Vida Silvestre demanda e se materializa na projeção e implantação de roteiros, infraestrutura, gestão e formação profissional com mobilização de vários atores sociais.

Na última década observa-se a crescente demanda para o Turismo de Observação de Vida Silvestre no Brasil e a observação das diversas formas de vida é a essência que motiva viajantes no Brasil e no mundo e sua qualificação e exercício se opõem, decisivamente, ao turismo massivo. Tal fenômeno merece ser analisado de forma mais profunda e registrado no questionamento sobre os saberes e fazeres relacionados a esse nicho turístico que se conecta à ciência, cultura e educação.

A partir dessa perspectiva, a RBEcotur apresenta o presente compêndio inédito de artigos de caráter científico sobre o Turismo de Observação da Vida Silvestre atendendo a diferentes profissionais diante dos vários contextos de estudos e pesquisas, contribuibuindo para a difusão, diálogo e intercâmbio de conhecimentos teóricos ou aplicados.

Editoras Convidadas: O trabalho de Editoria Geral foi realizado pela Prof. Dr. Maristela Benites e pela Profa. Dra. Simone Mamede, que fizeram toda a curadoria, avaliação e seleção final dos estudos aqui publicados.

Foto da Capa: Mico-leão-dourado fêmea com filhote, na Reserva Biológica Poço das Antas (RJ), by Cora Rabinovici Neiman.

Publicado: 15.01.2025

Artigo em Dossiês