Governança Editorial

Política de Governança

Visando dotar a RBEcotur de um sistema de governança eficiente e compatível com as melhores práticas editoriais foi desenvolvida uma nomenclatura própria para sua política editorial. Para cada instância desta governança –  Editores e Comitê Científico Avaliador há uma definição precisa de atribuições e responsabilidades, ressaltando a necessidade de garantir sempre os melhores princípios éticos e a plena transparência do processo editorial.

Comitê Científico de Avaliação

O Comitê Científico de Avaliação é constituído por representantes acadêmicos de diversos grupos de pesquisa atuantes nas Instituições de Ensino Superior (IES) provenientes de diferentes regiões do país. Poderá haver representação internacional, garantida a sua participação efetiva nos rumos da revista. A missão desse Comitê é assegurar a credibilidade dos procedimentos editoriais adotados, a consistência temática e a qualidade final das publicações, o que implica em compromisso com os critérios de indexação em bases de dados bibliométicos renomados. Este Comitê também deve buscar apoio institucional e financeiro para a manutenção da RBEcotur. O Editor Chefe dirige o Comitê Científico de Avaliação, solicita contribuições de seus membros individuais para emitir pareceres aos trabalhos apresentados à Revista. Os membros deste Comitê poderão sugerir a realização de chamadas especiais para temas de interesse da comunidade de educadores/as ambientais brasileiros/as, podendo estabelecer fóruns para edições temáticas. O Comitê Científico e Avaliação não interfere diretamente na operação editorial da RBEcotur, que é de responsabilidade do/a Editor/a Chefe e sua equipe, em parceria com seus auxiliares.

Editor-Chefe

Editor(a)-Chefe é responsável pela editoração da revista nos seus aspectos técnicos e acadêmicos, com apoio de uma equipe de suporte. Todo o processo editorial é feito por meio do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER), tornando extremamente impessoal o fluxo editorial, como mostra o fluxograma das atividades do processo de editoração da plataforma Open Journal System - OJS, no item de menu “Sobre/Sobre o Sistema de Publicação Eletrônica de Revistas”. O Editor tem atuação específica na seleção prévia de artigos encaminhados para publicação, na sua distribuição entre os revisores do Comitê Cientifico de Avaliação, na avaliação do artigo, em função dos pareceres emitidos, e no encaminhamento para a revisão, editoração e publicação dos textos aprovados. É sua a atribuição de fazer respeitar as normas adotadas para a publicação e a formatação de artigos. O/A Editor/a coordena os trabalhos do Comitê Científico de Avaliação de forma articulada com as ações dos membros do Conselho Científico de Avaliação. Ao editor também compete alocar uma Equipe de Suporte Editorial para operar o SEER e eventualmente tratar de tarefas rotineiras do processo editorial (revisão, editoração, preparação de prova-final), sem repassar suas responsabilidades.