Sobre a Revista

A Revista Brasileira de Ecoturismo (RBEcotur) é uma publicação eletrônica trimestral do Programa de Pós-Graduação em Ecoturismo e Conservação (PPGEC) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), e da Cátedra Sustentabilidade e Visões de Futuro - Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), sendo expressão do esforço dos profissionais de ecoturismo do Brasil nela envolvidos: editores e outros colaboradores. Criada em 2008, seus volumes são editados exclusivamente na formatação eletrônica on line (OJS).

Edição Atual

v. 14 n. 5 (2021): Dossiê organizado pelo PPGSGA - UFSCar/Sorocaba
					Visualizar v. 14 n. 5 (2021): Dossiê organizado pelo PPGSGA - UFSCar/Sorocaba

Este dossiê contempla estudos de discentes e docentes do PPGSGA. Este Programa de Pós-Graduação da UFSCar completa seus 10 anos de existência em 2021, e em parceria com a Revista Brasileira de Ecoturismo, preparou esta edição especial e comemorativa.

Sendo assim, os autores e editores convidados agradecem a RBEcotur na pessoa de seu Editor Chefe Prof. Dr. Zysman Neiman, um dos fundadores do programa, por esta oportunidade. 

Esta edição especial traz estudos sobre Gestão de Áreas Protegidas, Educação Ambiental, Ecoturismo, Percepção Ambiental, Participação das Comunidades locais, dentre outros temas relacionados. Os artigos são produtos das dissertações e demais pesquisas realizadas por discentes e/ou docentes do PPGSGA e foram realizados em diversas localidades como no  Vale do Ribeira, na Serra da Bocaina,  e na Região Metropolitana de Sorocaba em SP, além de estudos no Sul (RS) e no Norte (PA) do Brasil. 

Em tempos de isolamento social a percepção sobre o “valor” das áreas naturais tem aumentado consideravelmente, e na “pós pandemia” ou “novo normal” é esperado que a demanda por visitação em  áreas verdes, áreas naturais protegidas seja mais frequente em nossa sociedade, sendo assim estes estudos poderão contribuir para processos mais efetivos de conservação da natureza e de uso público mais inclusivo, democrático e transformador, visando sempre a construção de uma sociedade mais sustentável.

Boa Leitura!

Profa. Dra. Eliana Cardoso Leite

Prof. Dr. Ismail Barra Nova de Melo

(Editores Convidados)

Publicado: 2021-12-01

Artigo em Dossiês

Ver Todas as Edições

A Revista Brasileira de Ecoturismo (RBEcotur) é uma publicação eletrônica trimestral do Programa de Pós-Graduação em Ecoturismo e Conservação (PPGEC) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), e da Cátedra Sustentabilidade e Visões de Futuro - Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), sendo expressão do esforço dos profissionais de ecoturismo do Brasil nela envolvidos: editores e outros colaboradores. Criada em 2008, seus volumes são editados exclusivamente na formatação eletrônica on line (SEER).