Diagnóstico da gestão dos resíduos sólidos em duas unidades escolares

Autores

  • André dos Santos Universidade Federal de Pernambuco - UFPE https://orcid.org/0000-0002-9700-9815
  • Valéria Sandra de Oliveira Costa Universidade Federal de Pernambuco.
  • Thais Garcia Santos Universidade Federal de Minas Gerais.

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2019.v14.9658

Palavras-chave:

Ambiente Escolar; Educação Ambiental; Lixo Escolar.

Resumo

Escolas são espaços, que geram diariamente uma grande quantidade de resíduos sólidos. Diante disso, existe a necessidade assim como diversos municípios, que instituições de ensino possuam um plano de gerenciamento de resíduos, de acordo com suas necessidades. A presente pesquisa avaliou a percepção do alunado sobre assuntos relacionadas a coleta seletiva e como é feito o gerenciamento dos resíduos sólidos em unidades escolares. A partir de um estudo descritivo e de uma abordagem quali-quantitativa, como forma investigativa foram aplicados questionários semiestruturados com oito questões fechadas para 30 alunos do Ensino Fundamental (9º ano), 30 alunos do Ensino Médio (3º ano), assim como oito questões para 18 professores das duas escolas públicas, ambas localizadas no município de São Joaquim do Monte–PE. A partir da metodologia aplicada, e os dados obtidos, ficou perceptível que o problema do gerenciamento/gestão dos resíduos sólidos, é bem parecido nas duas escolas e mesmo havendo uma discrepância para algumas questões, existe um déficit em relação ao serviço de coleta seletiva e gerenciamento nessas instituições. Por outro lado, mesmo os professores trabalhando de forma efetiva com ações direcionadas de Educação Ambiental, reciclagem e coleta seletiva, a problemática toma dimensões maiores, pois na própria cidade o serviço de coleta municipal, faz a destinação de todos os resíduos, inclusive os escolares em terreno baldio, sem nenhuma condição de tratamento/reciclagem. A fim de sensibilizar as duas turmas, foram realizadas palestras voltadas para questão do descarte sustentável, importância da coleta seletiva, reciclagem e principalmente o incentivo a mudança de atitudes e comportamento perante o meio ambiente.

 

 

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Biografia do Autor

André dos Santos, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Aluno do Mestrado em Ensino de Ciências Ambientais - (PROFCIAMB), Universidade Federal de Pernambuco.

Valéria Sandra de Oliveira Costa, Universidade Federal de Pernambuco.

Docente do PROFCIAMB, CAPES/PNPD- PRODEMA, Universidade Federal de Pernambuco.

Thais Garcia Santos, Universidade Federal de Minas Gerais.

Doutouranda em Biologia Celular. Universidade Federal de Minas Gerais .

Referências

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Publicado

04-12-2019

Como Citar

Santos, A. dos, Costa, V. S. de O., & Santos, T. G. (2019). Diagnóstico da gestão dos resíduos sólidos em duas unidades escolares. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 14(4), 25–39. https://doi.org/10.34024/revbea.2019.v14.9658

Edição

Seção

Artigos
Recebido: 2019-08-22
Aceito: 2019-10-14
Publicado: 2019-12-04

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