Educação Ambiental e a Ética da Responsabilidade

Autores

  • Maria Keila Jeronimo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí-IFPI
  • Denis Barros de Carvalho Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí-IFPI

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2020.v15.9651

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Princípio da Responsabilidade, Hans Jonas

Resumo

A natureza sofre inúmeras transformações por meio da ação humana. Com o advento da tecnociência a capacidade de intervenção modificou-se assustadoramente, provocando destruição e degradação ao ethos. A sociedade tecnológica põe em risco a vida de todos os seres vivos, vivemos em uma crise ambiental. A Educação Ambiental é um importante meio de transformação das ações humanas. O que nos faz valer do Princípio Responsabilidade, proposto Hans Jonas, como um novo agir para a civilização tecnológica. A partir da teoria jonasiana, analisamos sua possível contribuição no âmbito da ética ambiental para o desenvolvimento da Política Nacional de Educação Ambiental (LEI nº 9.795/ 1.999), como possibilidade de política pública voltada para o agir coletivo, prezando as ações de co-participação para o bem socioambiental.

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Publicado

25-08-2020

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

JERONIMO, Maria Keila; CARVALHO, Denis Barros de. Educação Ambiental e a Ética da Responsabilidade. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 15, n. 5, p. 424–439, 2020. DOI: 10.34024/revbea.2020.v15.9651. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/9651. Acesso em: 5 dez. 2025.
Recebido 2019-08-20
Aprovado 2020-06-08
Publicado 2020-08-25