Educação Ambiental e a Ética da Responsabilidade

Autores

  • Maria Keila Jeronimo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí-IFPI
  • Denis Barros de Carvalho Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí-IFPI

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2020.v15.9651

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Princípio da Responsabilidade, Hans Jonas

Resumo

A natureza sofre inúmeras transformações por meio da ação humana. Com o advento da tecnociência a capacidade de intervenção modificou-se assustadoramente, provocando destruição e degradação ao ethos. A sociedade tecnológica põe em risco a vida de todos os seres vivos, vivemos em uma crise ambiental. A Educação Ambiental é um importante meio de transformação das ações humanas. O que nos faz valer do Princípio Responsabilidade, proposto Hans Jonas, como um novo agir para a civilização tecnológica. A partir da teoria jonasiana, analisamos sua possível contribuição no âmbito da ética ambiental para o desenvolvimento da Política Nacional de Educação Ambiental (LEI nº 9.795/ 1.999), como possibilidade de política pública voltada para o agir coletivo, prezando as ações de co-participação para o bem socioambiental.

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Publicado

25-08-2020

Como Citar

Jeronimo, M. K., & Carvalho, D. B. de. (2020). Educação Ambiental e a Ética da Responsabilidade. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 15(5), 424–439. https://doi.org/10.34024/revbea.2020.v15.9651

Edição

Seção

Artigos
Recebido: 2019-08-20
Aceito: 2020-06-08
Publicado: 2020-08-25