Ecossistema manguezal: vivências de Educação Ambiental no município de Piúma (ES)

Autores

  • Gabriela Viana Lima Centro Universitário São Camilo, ES
  • Fillipe Steiner Sutill Centro Universitário São Camilo, ES
  • Gilson Silva-Filho Centro Universitário São Camilo, ES
  • Cíntia Cristina Lima Teixeira Centro Universitário São Camilo, ES

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2020.v15.9601

Palavras-chave:

Manguezal; Educação Ambiental; Aula de campo.

Resumo

O manguezal – ecossistema costeiro – apresenta elevada importância ecológica e econômica. Este ecossistema tem sido constantemente impactado por meio das ações antrópicas, o que permite a reflexão e o aumento do número de trabalhos que abordem sua importância para manutenção da biodiversidade marinha, sendo a Educação Ambiental uma ferramenta importante para o desenvolvimento da consciência ecológica nos estudantes e em seus familiares  motivo pelo qual vem se notando o desenvolvimento da consciência ecológica mediante a Educação Ambiental. Este trabalho teve como objetivo a aplicar práticas escolares de Educação Ambiental voltadas para a limpeza dos resíduos sólidos do manguezal e do rio Itaputanga – berçário da vida marinha – em Piúma, Espírito Santo e com isso mobilizar a preservação do ecossistema Manguezal. Para isso utilizou-se como público 166 alunos da educação básica, ensino fundamental e médio, de duas escolas situadas no município. As práticas foram divididas em três etapas: antes (formação), durante (aula de campo) e depois (aplicação de um questionário). Os estudantes apresentaram muito empenho durante a execução da prática pela ação educativa diante da produção dos materiais educativos, do blog e dos painéis para a feira de ciências. Foi possível evidenciar que as ações de Educação Ambiental, voltadas para a sensibilização e conscientização possibilitaram proporcionar a reflexão dos alunos sobre a importância do ecossistema Manguezal para a vida marinha e para manutenção da atividade econômicas de muitas famílias do município, pela sensibilização das suas famílias e da comunidade do entorno com as ações de coleta de resíduos sólidos urbanos às margens do rio Itaputanga e do Manguezal. As práticas voltadas para as ações de importância e de despoluição permitiram o conhecimento prévio dos jovens estudantes e da eficiência na abordagem dos conceitos bioecológicos deste ecossistema nas aulas de ciências e de biologia nas duas escolas.

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Biografia do Autor

Gabriela Viana Lima, Centro Universitário São Camilo, ES

Graduada em Ciências Biológicas do Centro Universitário são Camilo-ES, e Pós-Graduanda em Engenharia e Desenvolvimento Sustentável no PPGES/CT/UFES

Fillipe Steiner Sutill, Centro Universitário São Camilo, ES

Graduado em Ciências Biológicas no Centro Universitário são Camilo-ES 

Gilson Silva-Filho, Centro Universitário São Camilo, ES

Professor orientador: Doutor em Ecologia e Recursos Naturais/UENF, Colegiado de Ciências Biológicas do Centro Universitário São Camilo-ES, e do PPGES/CT/UFES.

Cíntia Cristina Lima Teixeira, Centro Universitário São Camilo, ES

Professora co-orientadora: Doutora em Produção Vegetal/UENF, Colegiado de Ciências Biológicas do Centro Universitário São Camilo-ES,

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Publicado

26-05-2020

Como Citar

Lima, G. V., Sutill, F. S., Silva-Filho, G., & Teixeira, C. C. L. (2020). Ecossistema manguezal: vivências de Educação Ambiental no município de Piúma (ES). Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 15(3), 179–196. https://doi.org/10.34024/revbea.2020.v15.9601

Edição

Seção

Relatos de Experiências
Recebido: 2019-08-05
Aceito: 2020-03-01
Publicado: 2020-05-26