O estado da arte do campo temático Mídia e Educação Ambiental (período 2010 a 2018) na pesquisa acadêmica brasileira

Autores

  • Bety Rita Rodrigues Ramos Centro Universitário de Anápolis (Unievangélica)
  • Giovana Galvão Tavares Centro Universitário de Anápolis (Unievangélica)
  • Vivian da Silva Braz Centro Universitário de Anápolis (Unievangélica)

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2019.v14.9511

Palavras-chave:

Educação ambiental; mídia; estado da arte.

Resumo

Este trabalho traça o “estado da arte” da temática mídia e educação ambiental na pesquisa acadêmica brasileira, no período de 2010 a 2018. A metodologia adotada foi bibliográfica quantitativa e qualitativa e análise de dados. Foram analisados treze trabalhos selecionados na Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Nível Superior) e na BDTD (Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações). O estudo aponta aspectos como: temática pouco explorada; educomunicação como abordagem predominante; trabalhos interdisciplinares; tratamento superficial da mídia aos temas ambientais; importância da mídia na divulgação da temática; e também a existência de aspectos ideológicos, políticos e mercadológicos que envolvem os meios de comunicação de massa.

 

 

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Biografia do Autor

Bety Rita Rodrigues Ramos, Centro Universitário de Anápolis (Unievangélica)

Assessora de Comunicação do Instituto Brasília Ambiental (IBRAM). Graduada em Comunicação Social pela Universidade Federal do Amazonas, pós graduada em em Design, Propaganda e Marketing pela mesma instituição, e em Estratégias de Comunicação, Mobilização e Marketing Social pela Universidade de Brasília. 

Giovana Galvão Tavares, Centro Universitário de Anápolis (Unievangélica)

Professora Doutora Coordenadora do Núcleo de Educação Ambiental - Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Tecnologia e Meio Ambiente do Centro Universitário de Anápolis (Unievangélica).

Vivian da Silva Braz, Centro Universitário de Anápolis (Unievangélica)

Professora Doutora - Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Tecnologia e Meio Ambiente. do Centro Universitário de Anápolis.

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Publicado

16-09-2019

Como Citar

Rita Rodrigues Ramos, B., Galvão Tavares, G., & da Silva Braz, V. (2019). O estado da arte do campo temático Mídia e Educação Ambiental (período 2010 a 2018) na pesquisa acadêmica brasileira. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 14(3), 138–154. https://doi.org/10.34024/revbea.2019.v14.9511

Edição

Seção

Artigos
Recebido: 2019-06-17
Aceito: 2019-07-04
Publicado: 2019-09-16