Desenvolvimento da Consciência Ambiental na Educação Infantil

Autores

  • Larissa Costa Marvila Faculdade Vale do Cricaré
  • Désirée Gonçalves Raggi Universidad del Norte

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2019.v14.2738

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Educação Infantil, consciência ambiental

Resumo

Pesquisou-se sobre a horta utilizada como recurso didático para proporcionar o desenvolvimento da consciência ambiental, na Educação Infantil. Consistiu em aulas práticas para implementação de uma horta escolar, contando com a participação ativa das crianças em todas as etapas, que foram estimuladas a assumir responsabilidade e praticar cuidados diários com o plantio, cultivo e colheita dos alimentos produzidos. Para tanto buscou-se conciliar os conhecimentos prévios e os adquiridos nas aulas práticas. Nesse sentido, houve a intenção de desenvolver a consciência ambiental na formação dos educandos e de sensibilizar as crianças.

Biografia do Autor

  • Larissa Costa Marvila, Faculdade Vale do Cricaré

    Licenciatura em pedagogia. Especialista em Educação Inclusiva; Gestão escolar com ênfase em orientação, supervisão inspeção e administração; Educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental. Mestranda em gestão social e educação e desenvolvimento regional. Faculdade Vale do Cricaré.

  • Désirée Gonçalves Raggi, Universidad del Norte

    Graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Viçosa (1979) e Licenciatura em Formação Especial de 2º Grau pela Universidade de Passo Fundo (1983). Mestrado em Pedagogia Profissional pelo Instituto Superior Pedagogico para la Educación Tecnica e Profesional Hector P. Zaldivar (2003) Cuba - Revalidado pela Universidade Federal de Goiás (2009). Doutorado em Educação - Universidad del Norte - Revalidado pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE (2010).

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Publicado

12-12-2019

Edição

Seção

Relatos de Experiências

Como Citar

MARVILA, Larissa Costa; RAGGI, Désirée Gonçalves. Desenvolvimento da Consciência Ambiental na Educação Infantil. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 14, n. 4, p. 351–359, 2019. DOI: 10.34024/revbea.2019.v14.2738. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/2738. Acesso em: 5 dez. 2025.
Recebido 2019-03-05
Aprovado 2019-11-09
Publicado 2019-12-12