Desenvolvimento da Consciência Ambiental na Educação Infantil

  • Larissa Costa Marvila Faculdade Vale do Cricaré
  • Désirée Gonçalves Raggi Universidad del Norte
Palavras-chave: Educação Ambiental, Educação Infantil, consciência ambiental

Resumo

Pesquisou-se sobre a horta utilizada como recurso didático para proporcionar o desenvolvimento da consciência ambiental, na Educação Infantil. Consistiu em aulas práticas para implementação de uma horta escolar, contando com a participação ativa das crianças em todas as etapas, que foram estimuladas a assumir responsabilidade e praticar cuidados diários com o plantio, cultivo e colheita dos alimentos produzidos. Para tanto buscou-se conciliar os conhecimentos prévios e os adquiridos nas aulas práticas. Nesse sentido, houve a intenção de desenvolver a consciência ambiental na formação dos educandos e de sensibilizar as crianças.

Biografia do Autor

Larissa Costa Marvila, Faculdade Vale do Cricaré

Licenciatura em pedagogia. Especialista em Educação Inclusiva; Gestão escolar com ênfase em orientação, supervisão inspeção e administração; Educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental. Mestranda em gestão social e educação e desenvolvimento regional. Faculdade Vale do Cricaré.

Désirée Gonçalves Raggi, Universidad del Norte

Graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Viçosa (1979) e Licenciatura em Formação Especial de 2º Grau pela Universidade de Passo Fundo (1983). Mestrado em Pedagogia Profissional pelo Instituto Superior Pedagogico para la Educación Tecnica e Profesional Hector P. Zaldivar (2003) Cuba - Revalidado pela Universidade Federal de Goiás (2009). Doutorado em Educação - Universidad del Norte - Revalidado pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE (2010).

Publicado
2019-12-12
Como Citar
Marvila, L. C., & Raggi, D. G. (2019). Desenvolvimento da Consciência Ambiental na Educação Infantil. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 14(4), 351-359. https://doi.org/10.34024/revbea.2019.v14.2738
Seção
Relatos de Experiências