Práticas de Educação Ambiental nas aulas de geografia do ensino médio: reciclando velhos hábitos

Autores

  • Welington Inacio Silva Universidade Estadual do Norte do Paraná
  • Jully Gabriela Retzlaf de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2019.v14.2706

Palavras-chave:

Geografia Escolar, Consciência Ambiental, Reciclagem.

Resumo

Diante do problemático quadro ambiental planetário, faz-se necessário a realização da Educação Ambiental nas escolas, sendo esta o processo que consiste em proporcionar às pessoas uma compreensão crítica e global do ambiente. Este trabalho teve por objetivo discutir a Educação Ambiental e seu desenvolvimento nas aulas de Geografia, em específico apresentar práticas de Educação Ambiental realizadas nas aulas de Geografia do Ensino Médio. Metodologicamente, este artigo foi estruturado da seguinte forma: 1) análise e discussão teórica de autores e literaturas especializadas no assunto; 2) seleção de práticas de ensino de Educação Ambiental; 3) aplicação das práticas; e 4) apresentação e análise das práticas de ensino. A abordagem da Educação Ambiental nas aulas de Geografia compreendeu aulas expositivas e oficinas para trabalhar a Educação Ambiental, sendo elas: 1) Puff com caixa de leite; 2) Puff com pneu; 3) Artesanato com matérias recicláveis; e 4) Jardim suspenso com pallet, garrafa pet e pneu.

Biografia do Autor

  • Welington Inacio Silva, Universidade Estadual do Norte do Paraná

    Graduando de licenciatura em geografia pela Universidade Estadual Norte do Paraná-UENP.

    Funcionário público municipal na área de assitencia social

  • Jully Gabriela Retzlaf de Oliveira
    Professora da Universidade Estadual do Norte do Paraná

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Publicado

30-03-2019

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

SILVA, Welington Inacio; OLIVEIRA, Jully Gabriela Retzlaf de. Práticas de Educação Ambiental nas aulas de geografia do ensino médio: reciclando velhos hábitos. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 14, n. 1, p. 316–361, 2019. DOI: 10.34024/revbea.2019.v14.2706. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/2706. Acesso em: 5 dez. 2025.
Recebido 2018-12-11
Aprovado 2019-01-28
Publicado 2019-03-30