Práticas de Educação Ambiental nas aulas de geografia do ensino médio: reciclando velhos hábitos

  • Welington Inacio Silva Universidade Estadual do Norte do Paraná
  • Jully Gabriela Retzlaf de Oliveira
Palavras-chave: Geografia Escolar, Consciência Ambiental, Reciclagem.

Resumo

Diante do problemático quadro ambiental planetário, faz-se necessário a realização da Educação Ambiental nas escolas, sendo esta o processo que consiste em proporcionar às pessoas uma compreensão crítica e global do ambiente. Este trabalho teve por objetivo discutir a Educação Ambiental e seu desenvolvimento nas aulas de Geografia, em específico apresentar práticas de Educação Ambiental realizadas nas aulas de Geografia do Ensino Médio. Metodologicamente, este artigo foi estruturado da seguinte forma: 1) análise e discussão teórica de autores e literaturas especializadas no assunto; 2) seleção de práticas de ensino de Educação Ambiental; 3) aplicação das práticas; e 4) apresentação e análise das práticas de ensino. A abordagem da Educação Ambiental nas aulas de Geografia compreendeu aulas expositivas e oficinas para trabalhar a Educação Ambiental, sendo elas: 1) Puff com caixa de leite; 2) Puff com pneu; 3) Artesanato com matérias recicláveis; e 4) Jardim suspenso com pallet, garrafa pet e pneu.

Biografia do Autor

Welington Inacio Silva, Universidade Estadual do Norte do Paraná

Graduando de licenciatura em geografia pela Universidade Estadual Norte do Paraná-UENP.

Funcionário público municipal na área de assitencia social

Jully Gabriela Retzlaf de Oliveira
Professora da Universidade Estadual do Norte do Paraná
Publicado
2019-03-30
Como Citar
Silva, W. I., & Oliveira, J. G. R. de. (2019). Práticas de Educação Ambiental nas aulas de geografia do ensino médio: reciclando velhos hábitos. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 14(1), 316-361. https://doi.org/10.34024/revbea.2019.v14.2706
Seção
Artigos