Vivência com a natureza no ambiente escolar na primeira infância e sua relevância para construção do respeito e cuidados com o meio ambiente

Autores

  • Graciele Cristiane Rambo Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE
  • Marli Renate von Borstel Roesler

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2019.v14.2698

Palavras-chave:

Primeira Infância, Natureza, Sustentabilidade.

Resumo

Dentre as fases do desenvolvimento humano, a primeira infância é considerada a mais sensível às influências que os meios social e físico podem exercer sobre esse desenvolvimento. O que a criança vivencia durante essa etapa pode influenciar mais profundamente a construção da sua personalidade que qualquer outra idade. Sendo assim, considerando que cada vez mais cedo as crianças passam a frequentar os espaços escolares, e lá permanecem por longo período do dia confinadas em espaços fechados, evidências apontam que essa realidade tem colocado as crianças em situação de distanciamento da natureza, o que tem contribuído para a separação da criança em relação ao amor e aos cuidados com o meio ambiente. Nesse sentido, o presente artigo tem como objetivo discutir o papel indispensável que o espaço escolar assume: o de ressignificar a importância do meio ambiente no desenvolvimento infantil, e despertar o sentimento de pertencimento da criança à natureza, a começar pelo contato que ela pode e deve ter com os elementos do meio natural, no dia a dia escolar, contribuindo com isso para a formação de indivíduos reflexivos diante de atitudes positivas em relação ao meio ambiente, sempre em busca da promoção da sustentabilidade da vida.

Biografia do Autor

  • Graciele Cristiane Rambo, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE
    Professora da Rede Municipal e Estadual do Estado do Paraná. Mestranda do Programa de Desenvolvimento Rural Sustentável - UNIOESTE
  • Marli Renate von Borstel Roesler
    Mestre em Educação pela PUC-PR. Doutora em Serviço Social pela PUC-SP. Pós-Doutora em Meio Ambiente e Desenvolvimento pela UFPR. Professora do Colegiado de Graduação em Serviço Social da UNIOESTE/Campus de Toledo e dos Programas de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural Sustentável (D/M), Serviço Social (M) e de Ciências Ambientais (M) da UNIOESTE. Pesquisadora Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Políticas Ambientais e Sustentabilidade – GEPPAS e Pesquisadora do Grupo Interdisciplinar e Interinstitucional de Pesquisa e Extensão em Desenvolvimento Sustentável (GIIPEDS).

Downloads

Publicado

30-03-2019

Edição

Seção

Relatos de Experiências

Como Citar

RAMBO, Graciele Cristiane; VON BORSTEL ROESLER, Marli Renate. Vivência com a natureza no ambiente escolar na primeira infância e sua relevância para construção do respeito e cuidados com o meio ambiente. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 14, n. 1, p. 111–131, 2019. DOI: 10.34024/revbea.2019.v14.2698. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/2698. Acesso em: 5 dez. 2025.
Recebido 2018-11-26
Aprovado 2019-01-28
Publicado 2019-03-30