Educação Ambiental e atividades lúdicas para a identificação da importância das distintas formas de vida (fauna e flora)

Autores

  • Carla dos Santos Rosário Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI; Universidade do Norte do Paraná - Unopar.

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2019.v14.2665

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Atividades Lúdicas, Consciência Ecológica, Forma de Vida

Resumo

Este trabalho inseriu a Educação Ambiental em um Lar para crianças através da aplicação de atividades lúdicas conjuntamente à implantação de uma horta, objetivando a facilitação do processo da aprendizagem. Constatou-se a participação ativa e a internalização do conteúdo, através do desenvolvimento e respeito para com as plantas, animais e reconhecimento da importância das interações entre as diferentes formas de vida, confirmando a potencialidade para aplicação de trabalhos similares. As ações também devem envolver os adultos cuidadores que, por desconhecimento ou inadequado tratamento dado ao assunto, podem levar a desconstrução do que foi compreendido pelas crianças.

Biografia do Autor

  • Carla dos Santos Rosário, Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI; Universidade do Norte do Paraná - Unopar.
    Bióloga bacharel em Ciências Biológicas pela UNIVALI/SC, com Formação Pedagógica em Ciências Biológicas pela UNOPAR. Área de conhecimento Educação Ambiental e Comportamento Animal.

Downloads

Publicado

16-09-2019

Edição

Seção

Relatos de Experiências

Como Citar

ROSÁRIO, Carla dos Santos. Educação Ambiental e atividades lúdicas para a identificação da importância das distintas formas de vida (fauna e flora). Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 14, n. 3, p. 155–168, 2019. DOI: 10.34024/revbea.2019.v14.2665. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/2665. Acesso em: 5 dez. 2025.
Recebido 2018-09-18
Aprovado 2019-08-05
Publicado 2019-09-16