A utilização de análise macroscópica de nascente como ferramenta de Educação Ambiental

Autores

  • Maria Carolina Beckauser
  • Paulo Nakashima
  • Luciana Moraes Silva

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2019.v14.2635

Palavras-chave:

Nascente Urbana, Ensino de Geografia, Paranavaí-PR.

Resumo

A Educação Ambiental (EA) busca capacitar a sociedade para compreender a dimensão do meio, entendendo a relação homem-natureza. Esse estudo expõe uma prática de EA, desenvolvida com alunos do 7° ano da educação básica, que objetivou conhecer a organização do espaço geográfico e o funcionamento da natureza e suas relações com a sociedade, identificando as ações antrópicas e suas consequências na nascente urbana do córrego Villa City, no município de Paranavaí-PR. Foi realizada uma análise macroscópica na área de estudo, examinada de acordo com o método do Guia de Avaliação da Qualidade das Águas, proposto por Dias (2004) e adaptado por Gomes et al. (2005). Constatou-se que as ações antrópicas impactaram os recursos hídricos locais, afetando as populações circunvizinhas. A EA, portanto, faz-se necessária para minimizar tal problemática.

Downloads

Publicado

19-06-2019

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

BECKAUSER, Maria Carolina; NAKASHIMA, Paulo; SILVA, Luciana Moraes. A utilização de análise macroscópica de nascente como ferramenta de Educação Ambiental. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 14, n. 2, p. 252–267, 2019. DOI: 10.34024/revbea.2019.v14.2635. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/2635. Acesso em: 5 dez. 2025.
Recebido 2018-07-23
Aprovado 2019-05-09
Publicado 2019-06-19