A utilização de análise macroscópica de nascente como ferramenta de Educação Ambiental

  • Maria Carolina Beckauser
  • Paulo Nakashima
  • Luciana Moraes Silva
Palavras-chave: Nascente Urbana, Ensino de Geografia, Paranavaí-PR.

Resumo

A Educação Ambiental (EA) busca capacitar a sociedade para compreender a dimensão do meio, entendendo a relação homem-natureza. Esse estudo expõe uma prática de EA, desenvolvida com alunos do 7° ano da educação básica, que objetivou conhecer a organização do espaço geográfico e o funcionamento da natureza e suas relações com a sociedade, identificando as ações antrópicas e suas consequências na nascente urbana do córrego Villa City, no município de Paranavaí-PR. Foi realizada uma análise macroscópica na área de estudo, examinada de acordo com o método do Guia de Avaliação da Qualidade das Águas, proposto por Dias (2004) e adaptado por Gomes et al. (2005). Constatou-se que as ações antrópicas impactaram os recursos hídricos locais, afetando as populações circunvizinhas. A EA, portanto, faz-se necessária para minimizar tal problemática.

Publicado
2019-06-19
Como Citar
Beckauser, M. C., Nakashima, P., & Silva, L. M. (2019). A utilização de análise macroscópica de nascente como ferramenta de Educação Ambiental. Revista Brasileira De Educação Ambiental, 14(2), 252-267. https://doi.org/10.34024/revbea.2019.v14.2635
Seção
Artigos