Limitações no cativeiro quanto a promoção de bem-estar em primatas na percepção do visitante do Zoológico de Curitiba

Autores

  • Natalia Aline Soares Artigas Pontifícia Universidade Católica do Paraná
  • Marta Luciane Fischer Pontifícia Universidade Católica do Paraná http://orcid.org/0000-0002-1885-0535

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2019.v14.2613

Palavras-chave:

Ética Animal, Bioética Ambiental, Educação Ambiental, Vulnerabilidade, Biofilia.

Resumo

A continuidade dos zoológicos tem sido condicionada a intervenções conservacionistas e educativas, contudo sua legitimidade é apoiada na demanda da população por entretenimento e contato com a natureza, abstendo-se de uma avaliação crítica a respeito dos limites éticos envolvidos na relação com os animais. Objetivou-se caracterizar o entendimento do visitante quanto ao cativeiro de primatas e analisar a influência do público no comportamento dos animais. Constatou-se que os entrevistados identificaram as limitações do recinto e sugeriram mudanças para elevação do bem-estar animal, contudo, não relacionam sua própria presença como fator de estresse. Os dados suportam a necessidade de ampliação de intervenção da Educação Ambiental aliada a um eficiente processo de comunicação aprimorado por meio da Bioética Ambiental.

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Biografia do Autor

Natalia Aline Soares Artigas, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Licenciada em Ciências Biológicas PUCPR, Especialização em Conservação da Natureza e Educação ambiental, Mestranda do Programa de Pós Graduação PUCPR

Marta Luciane Fischer, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Bacharel e Licenciada em Biologia/PUCPR, Licenciada em Arte Educação/FAP, Mestre e Doutora em Zoologia, Pós-doutora em Ecologia Química. Docente dos Cursos de Biologia, Psciologia e Pós-Graduação em Bioética/PUCPR. Ex editora chefe da Revista Estudos de Biologia. Ex Coordenadora CEUA/PUCPR. Lider do Grupo de Pesquisa Bioética Ambiental.

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Publicado

30-03-2019

Como Citar

Artigas, N. A. S., & Fischer, M. L. (2019). Limitações no cativeiro quanto a promoção de bem-estar em primatas na percepção do visitante do Zoológico de Curitiba. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 14(1), 49–68. https://doi.org/10.34024/revbea.2019.v14.2613

Edição

Seção

Artigos
Recebido: 2018-06-27
Aceito: 2018-12-15
Publicado: 2019-03-30