A Educação Ambiental no ensino básico através das intervenções do PIBID e as contribuições do programa para a formação docente

Autores

  • Edinalva Alves Vital dos Santos Universidade Federal de Campina Grande- Centro de Educação e Saúde
  • Maria Tatiany de Oliveira Vasconcelos Universidade Federal de Campina Grande- Centro de Educação e Saúde

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2018.v13.2608

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo analisar as práticas pedagógicas desenvolvidas nas aulas de ciências, com ênfase na Educação Ambiental, e as contribuições do PIBID na formação docente. As atividades foram realizadas com alunos do 7° e 8° anos da Escola Estadual de Ensino Fundamental André Vidal de Negreiros, na cidade de Cuité – PB, entre os anos de 2015 e 2016. Diversas ações foram realizadas, a exemplo de trilhas ecológicas, práticas de arborização na escola, construção de uma estufa ecológica e aplicação de jogos didáticos. Os exercícios tiveram resultados positivos, auxiliando o trabalho do professor, facilitando a aprendizagem dos alunos e, sobretudo, dando suporte para a carreira das bolsistas em formação.

Biografia do Autor

  • Edinalva Alves Vital dos Santos, Universidade Federal de Campina Grande- Centro de Educação e Saúde
    Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Campina Grande-CES, Pós Graduanda em Gestão dos Recursos Ambientais do Semiárido (Especialização); Pelo IFPB_Picuí; Pós Graduanda em Biodiversidade Pela UFPB_Areia.
  • Maria Tatiany de Oliveira Vasconcelos, Universidade Federal de Campina Grande- Centro de Educação e Saúde
    Licenciada em Ciências Biológica pela Universidade Federal de Campina Grande-CES

Downloads

Publicado

30-12-2018

Edição

Seção

Relatos de Experiências

Como Citar

SANTOS, Edinalva Alves Vital dos; VASCONCELOS, Maria Tatiany de Oliveira. A Educação Ambiental no ensino básico através das intervenções do PIBID e as contribuições do programa para a formação docente. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 13, n. 4, p. 51–65, 2018. DOI: 10.34024/revbea.2018.v13.2608. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/2608. Acesso em: 5 dez. 2025.
Recebido 2018-06-13
Aprovado 2018-09-27
Publicado 2018-12-30