A Educação Ambiental no ensino básico através das intervenções do PIBID e as contribuições do programa para a formação docente

Autores

  • Edinalva Alves Vital dos Santos Universidade Federal de Campina Grande- Centro de Educação e Saúde
  • Maria Tatiany de Oliveira Vasconcelos Universidade Federal de Campina Grande- Centro de Educação e Saúde

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2018.v13.2608

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo analisar as práticas pedagógicas desenvolvidas nas aulas de ciências, com ênfase na Educação Ambiental, e as contribuições do PIBID na formação docente. As atividades foram realizadas com alunos do 7° e 8° anos da Escola Estadual de Ensino Fundamental André Vidal de Negreiros, na cidade de Cuité – PB, entre os anos de 2015 e 2016. Diversas ações foram realizadas, a exemplo de trilhas ecológicas, práticas de arborização na escola, construção de uma estufa ecológica e aplicação de jogos didáticos. Os exercícios tiveram resultados positivos, auxiliando o trabalho do professor, facilitando a aprendizagem dos alunos e, sobretudo, dando suporte para a carreira das bolsistas em formação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edinalva Alves Vital dos Santos, Universidade Federal de Campina Grande- Centro de Educação e Saúde

Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Campina Grande-CES, Pós Graduanda em Gestão dos Recursos Ambientais do Semiárido (Especialização); Pelo IFPB_Picuí; Pós Graduanda em Biodiversidade Pela UFPB_Areia.

Maria Tatiany de Oliveira Vasconcelos, Universidade Federal de Campina Grande- Centro de Educação e Saúde

Licenciada em Ciências Biológica pela Universidade Federal de Campina Grande-CES

Downloads

Publicado

2018-12-30

Como Citar

Santos, E. A. V. dos, & Vasconcelos, M. T. de O. (2018). A Educação Ambiental no ensino básico através das intervenções do PIBID e as contribuições do programa para a formação docente. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 13(4), 51–65. https://doi.org/10.34024/revbea.2018.v13.2608

Edição

Seção

Relatos de Experiências
Recebido em 2018-06-13
Aceito em 2018-09-27
Publicado em 2018-12-30