Design Thinking (DT) para a resolução de problemas: um passo a passo para trabalhar a Educação Ambiental (EA) nas escolas

Autores

  • Ana Carolina Moraes UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE
  • Marta Jussara Cremer

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2019.v14.2606

Palavras-chave:

Educação Ambiental; Design Thinking

Resumo

A Educação Ambiental deve ser pautada por uma postura dialógica, contextualizada, interdisciplinar e problematizadora para que os temas tratados em ações de educação ambiental tenham uma perspectiva educativa plena, que pode ser alcançada por meio da utilização do Design Thinking (DT). Nos últimos dois anos, uma instituição de ensino superior (IES) realizou diversas formações em Design Thinking, onde ficou evidenciado, durante as formações, que sua aplicação não é algo simples. Nesses encaminhamentos, o objetivo deste artigo é apresentar a funcionalidade do Design Thinking, a partir da problemática: “Como podemos repensar o meio ambiente nas comunidades ao entorno da escola?”. Um passo a passo, com ideias, ferramentas, exemplos e dicas úteis para o professor.

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Publicado

18-06-2019

Edição

Seção

Relatos de Experiências

Como Citar

MORAES, Ana Carolina; CREMER, Marta Jussara. Design Thinking (DT) para a resolução de problemas: um passo a passo para trabalhar a Educação Ambiental (EA) nas escolas. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 14, n. 2, p. 47–68, 2019. DOI: 10.34024/revbea.2019.v14.2606. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/2606. Acesso em: 5 dez. 2025.
Recebido 2018-06-11
Aprovado 2019-05-09
Publicado 2019-06-18