Design Thinking (DT) para a resolução de problemas: um passo a passo para trabalhar a Educação Ambiental (EA) nas escolas

Authors

  • Ana Carolina Moraes UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE
  • Marta Jussara Cremer

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2019.v14.2606

Keywords:

Educação Ambiental; Design Thinking

Abstract

A Educação Ambiental deve ser pautada por uma postura dialógica, contextualizada, interdisciplinar e problematizadora para que os temas tratados em ações de educação ambiental tenham uma perspectiva educativa plena, que pode ser alcançada por meio da utilização do Design Thinking (DT). Nos últimos dois anos, uma instituição de ensino superior (IES) realizou diversas formações em Design Thinking, onde ficou evidenciado, durante as formações, que sua aplicação não é algo simples. Nesses encaminhamentos, o objetivo deste artigo é apresentar a funcionalidade do Design Thinking, a partir da problemática: “Como podemos repensar o meio ambiente nas comunidades ao entorno da escola?”. Um passo a passo, com ideias, ferramentas, exemplos e dicas úteis para o professor.

Published

2019-06-18

Issue

Section

Relatos de Experiências

How to Cite

MORAES, Ana Carolina; CREMER, Marta Jussara. Design Thinking (DT) para a resolução de problemas: um passo a passo para trabalhar a Educação Ambiental (EA) nas escolas. Brazilian Journal of Environmental Education, [S. l.], v. 14, n. 2, p. 47–68, 2019. DOI: 10.34024/revbea.2019.v14.2606. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/2606. Acesso em: 5 dec. 2025.
Received 2018-06-11
Accepted 2019-05-09
Published 2019-06-18