Zoo Cards - o super trunfo animal: um jogo didático como ferramenta para o ensino no zoológico

Autores

  • Jéssyca Danieli Barros Mestranda em Agricultura e Ambiente pela UFSCar – Universidade Federal de São Carlos, Centro de Ciências Agrárias, 13600-970, Araras, SP, Brasil.
  • Sílvia Maria de Campos Machado Ortolano Parque Ecológico Municipal de Americana “Engenheiro Cid Almeida Franco", Americana, SP
  • Ricardo Toshio Fujihara Professor Doutor da UFSCar – Universidade Federal de São Carlos, Centro de Ciências Agrárias, 13600-970, Araras, SP, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2018.v13.2576

Palavras-chave:

Parque Ecológico de Americana, Lúdico, Ensino-Aprendizagem, Educação Ambiental, Preservação.

Resumo

Os zoológicos conectam as pessoas com a natureza e são vitais para a construção do apoio à preservação. O emprego de atividades interativas, como os jogos didáticos, pode ser uma importante ferramenta para a Educação Ambiental praticada nesses espaços. Sendo assim, este trabalho desenvolveu um jogo didático baseado no jogo de cartas Super Trunfo®. Este pode servir como importante ferramenta para o aprendizado sobre as espécies animais presentes no Parque Ecológico de Americana, SP, além de promover o desenvolvimento da consciência ambiental. Configura-se ainda, como um recurso didático para as aulas de Ciências.

Biografia do Autor

  • Jéssyca Danieli Barros, Mestranda em Agricultura e Ambiente pela UFSCar – Universidade Federal de São Carlos, Centro de Ciências Agrárias, 13600-970, Araras, SP, Brasil.
    Graduada em Ciências Biológicas UFSCar, Araras, SP Zoologia
  • Ricardo Toshio Fujihara, Professor Doutor da UFSCar – Universidade Federal de São Carlos, Centro de Ciências Agrárias, 13600-970, Araras, SP, Brasil.
    Doutor em Ciências Biológicas, A.C.: Zoologia (IBB/UNESP), Botucatu, SP Departamento de Ciências da Natureza, Matemática e Educação (DCNME) Zoologia, Zoologia Aplicada, Entomologia

Downloads

Publicado

30-12-2018

Edição

Seção

Relatos de Experiências

Como Citar

BARROS, Jéssyca Danieli; ORTOLANO, Sílvia Maria de Campos Machado; FUJIHARA, Ricardo Toshio. Zoo Cards - o super trunfo animal: um jogo didático como ferramenta para o ensino no zoológico. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 13, n. 4, p. 145–155, 2018. DOI: 10.34024/revbea.2018.v13.2576. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/2576. Acesso em: 5 dez. 2025.
Recebido 2018-04-12
Aprovado 2018-11-21
Publicado 2018-12-30