Análise da inserção da Educação Ambiental nas escolas estaduais da região central da Área de Proteção Ambiental Costa dos Corais (AL)

Autores

  • Gildo Rafael de Almeida Santana Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
  • José Aparecido da Silva Gama Instituto Federal de Alagoas - IFAL
  • Eliane Barbosa Santos Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2018.v13.2565

Palavras-chave:

Educação Ambiental Formal, Cotidiano Escolar, Pesquisa de Levantamento, Unidade de Conservação.

Resumo

Este estudo, analisou a inserção da Educação Ambiental em duas escolas estaduais por meio da aplicação de um questionário semiestruturado que requer que os entrevistados indiquem sua percepção sobre a problemática ambiental, expondo as reais condições interdisciplinares da inserção da Educação Ambiental Formal. Os resultados indicam, que as escolas pouco conseguiram integrar seus conteúdos à prática de uma Educação Ambiental com compromisso social, crítica e emancipatória. Assim, é necessária uma educação que trabalhe a criticidade e a emancipação dos sujeitos alvo da ação principalmente entre as crianças e os jovens, para que possibilite uma mudança no panorama das desigualdades socioambientais.

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Publicado

30-12-2018

Edição

Seção

Relatos de Experiências

Como Citar

SANTANA, Gildo Rafael de Almeida; GAMA, José Aparecido da Silva; SANTOS, Eliane Barbosa. Análise da inserção da Educação Ambiental nas escolas estaduais da região central da Área de Proteção Ambiental Costa dos Corais (AL). Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 13, n. 4, p. 216–227, 2018. DOI: 10.34024/revbea.2018.v13.2565. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/2565. Acesso em: 5 dez. 2025.
Recebido 2018-03-20
Aprovado 2018-11-21
Publicado 2018-12-30