Análise da inserção da Educação Ambiental nas escolas estaduais da região central da Área de Proteção Ambiental Costa dos Corais (AL)

Autores

  • Gildo Rafael de Almeida Santana Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
  • José Aparecido da Silva Gama Instituto Federal de Alagoas - IFAL
  • Eliane Barbosa Santos Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2018.v13.2565

Palavras-chave:

Educação Ambiental Formal, Cotidiano Escolar, Pesquisa de Levantamento, Unidade de Conservação.

Resumo

Este estudo, analisou a inserção da Educação Ambiental em duas escolas estaduais por meio da aplicação de um questionário semiestruturado que requer que os entrevistados indiquem sua percepção sobre a problemática ambiental, expondo as reais condições interdisciplinares da inserção da Educação Ambiental Formal. Os resultados indicam, que as escolas pouco conseguiram integrar seus conteúdos à prática de uma Educação Ambiental com compromisso social, crítica e emancipatória. Assim, é necessária uma educação que trabalhe a criticidade e a emancipação dos sujeitos alvo da ação principalmente entre as crianças e os jovens, para que possibilite uma mudança no panorama das desigualdades socioambientais.

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Publicado

30-12-2018

Edição

Seção

Relatos de Experiências

Como Citar

Análise da inserção da Educação Ambiental nas escolas estaduais da região central da Área de Proteção Ambiental Costa dos Corais (AL). (2018). Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 13(4), 216-227. https://doi.org/10.34024/revbea.2018.v13.2565