Capacitação de monitores em Educação Ambiental com ênfase em bioconstrução com bambu no Jardim Botânico da Universidade Federal de Santa Maria (RS)

Autores

  • Alberto Pedro Antonello Neto Universidade Federal de Santa Maria
  • Bernardete Trindade Universidade Federal de Santa Maria
  • Gisele Santiago Centro Universitário Franciscano

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2018.v13.2554

Palavras-chave:

Oficinas Pedagógicas, Formação de Alunos, Meio Ambiente.

Resumo

O Jardim Botânico da Universidade Federal de Santa Maria recebe, anualmente, cerca de 5000 visitantes, onde 75% são oriundos da Educação Básica. Buscando tornar as visitações mais didáticas, foi realizada capacitação com os monitores que atuam como guias de visitação, sendo que o trabalho teve foco na bioconstrução, dando ênfase ao bambu. O método utilizado foi à realização de aulas teóricas e práticas, ao estilo de oficinas. Foi dividida em três fases: conhecimento físico do local, estudo de conceitos relacionados à educação ambiental em jardins botânicos e realização de oficinas. Verificou-se que a capacitação oferecida foi essencial aos monitores, pois serviu para propiciar aos visitantes um diferencial em relação a uma visita tradicional, constatada através dos questionários de avaliação obtidos dos visitantes após as visitas.

Biografia do Autor

  • Bernardete Trindade, Universidade Federal de Santa Maria
    Docente no departamento de Expressão Gráfica do Centro de Tecnologia, doutora em Eng. de Produção, orientadora na área de Educação Ambiental - Especialização.
  • Gisele Santiago, Centro Universitário Franciscano
    Doutoranda do Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática.

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Publicado

30-06-2018

Edição

Seção

Relatos de Experiências

Como Citar

ANTONELLO NETO, Alberto Pedro; TRINDADE, Bernardete; SANTIAGO, Gisele. Capacitação de monitores em Educação Ambiental com ênfase em bioconstrução com bambu no Jardim Botânico da Universidade Federal de Santa Maria (RS). Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 13, n. 2, p. 186–194, 2018. DOI: 10.34024/revbea.2018.v13.2554. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/2554. Acesso em: 5 dez. 2025.
Recebido 2018-02-09
Aprovado 2018-05-30
Publicado 2018-06-30