Capacitação de monitores em Educação Ambiental com ênfase em bioconstrução com bambu no Jardim Botânico da Universidade Federal de Santa Maria (RS)

Autores

  • Alberto Pedro Antonello Neto Universidade Federal de Santa Maria
  • Bernardete Trindade Universidade Federal de Santa Maria
  • Gisele Santiago Centro Universitário Franciscano

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2018.v13.2554

Palavras-chave:

Oficinas Pedagógicas, Formação de Alunos, Meio Ambiente.

Resumo

O Jardim Botânico da Universidade Federal de Santa Maria recebe, anualmente, cerca de 5000 visitantes, onde 75% são oriundos da Educação Básica. Buscando tornar as visitações mais didáticas, foi realizada capacitação com os monitores que atuam como guias de visitação, sendo que o trabalho teve foco na bioconstrução, dando ênfase ao bambu. O método utilizado foi à realização de aulas teóricas e práticas, ao estilo de oficinas. Foi dividida em três fases: conhecimento físico do local, estudo de conceitos relacionados à educação ambiental em jardins botânicos e realização de oficinas. Verificou-se que a capacitação oferecida foi essencial aos monitores, pois serviu para propiciar aos visitantes um diferencial em relação a uma visita tradicional, constatada através dos questionários de avaliação obtidos dos visitantes após as visitas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bernardete Trindade, Universidade Federal de Santa Maria

Docente no departamento de Expressão Gráfica do Centro de Tecnologia, doutora em Eng. de Produção, orientadora na área de Educação Ambiental - Especialização.

Gisele Santiago, Centro Universitário Franciscano

Doutoranda do Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática.

Downloads

Publicado

30-06-2018

Como Citar

Antonello Neto, A. P., Trindade, B., & Santiago, G. (2018). Capacitação de monitores em Educação Ambiental com ênfase em bioconstrução com bambu no Jardim Botânico da Universidade Federal de Santa Maria (RS). Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 13(2), 186–194. https://doi.org/10.34024/revbea.2018.v13.2554

Edição

Seção

Relatos de Experiências
Recebido: 2018-02-09
Aceito: 2018-05-30
Publicado: 2018-06-30