Perspectivas e práticas para a Educação Ambiental: representações sociais a partir do olhar docente do ensino fundamental em escolas de Boa Vista (RR)

Autores

  • Marlucia Silva de Araújo Instituto Federal de Roraima
  • Cristina Maria Costa do Nascimento Universidade Estadual de Roraima , e-mail

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2018.v13.2553

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Docentes, Perspectivas, Práticas.

Resumo

Esse artigo propõe identificar as abordagens conceituais e práticas dos professores do ensino fundamental da rede pública de ensino sobre a Educação Ambiental, no sentido de identificar um panorama sobre a EA no ambiente escolar, a partir de uma inter-relação entre perspectivas e práticas docentes. Inicialmente é apresentada uma abordagem teórica sobre representações sociais e concepções de Educação Ambiental. Para a construção do corpus de análise, foi aplicado questionário junto a dez professores do Ensino Fundamental da rede pública de ensino da cidade de Boa Vista, Roraima, para pesquisar sobre a EA na Escola, a partir do olhar docente, especificamente os professores do ensino fundamental de diferentes áreas do conhecimento. Assim, as práticas da EA requerem uma interlocução com as perspectivas e representação dos docentes, para uma efetiva realização da temática na escola.

Biografia do Autor

  • Marlucia Silva de Araújo, Instituto Federal de Roraima
    Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico. Graduada em Letras. Mestranda em Ensino de Ciências.

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Publicado

30-12-2018

Edição

Seção

Relatos de Experiências

Como Citar

ARAÚJO, Marlucia Silva de; NASCIMENTO, Cristina Maria Costa do. Perspectivas e práticas para a Educação Ambiental: representações sociais a partir do olhar docente do ensino fundamental em escolas de Boa Vista (RR). Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 13, n. 4, p. 248–259, 2018. DOI: 10.34024/revbea.2018.v13.2553. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/2553. Acesso em: 5 dez. 2025.
Recebido 2018-02-08
Aprovado 2018-11-21
Publicado 2018-12-30