Perspectivas e práticas para a Educação Ambiental: representações sociais a partir do olhar docente do ensino fundamental em escolas de Boa Vista (RR)

Autores

  • Marlucia Silva de Araújo Instituto Federal de Roraima
  • Cristina Maria Costa do Nascimento Universidade Estadual de Roraima , e-mail

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2018.v13.2553

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Docentes, Perspectivas, Práticas.

Resumo

Esse artigo propõe identificar as abordagens conceituais e práticas dos professores do ensino fundamental da rede pública de ensino sobre a Educação Ambiental, no sentido de identificar um panorama sobre a EA no ambiente escolar, a partir de uma inter-relação entre perspectivas e práticas docentes. Inicialmente é apresentada uma abordagem teórica sobre representações sociais e concepções de Educação Ambiental. Para a construção do corpus de análise, foi aplicado questionário junto a dez professores do Ensino Fundamental da rede pública de ensino da cidade de Boa Vista, Roraima, para pesquisar sobre a EA na Escola, a partir do olhar docente, especificamente os professores do ensino fundamental de diferentes áreas do conhecimento. Assim, as práticas da EA requerem uma interlocução com as perspectivas e representação dos docentes, para uma efetiva realização da temática na escola.

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Biografia do Autor

Marlucia Silva de Araújo, Instituto Federal de Roraima

Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico. Graduada em Letras. Mestranda em Ensino de Ciências.

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Publicado

2018-12-30

Como Citar

Araújo, M. S. de, & Nascimento, C. M. C. do. (2018). Perspectivas e práticas para a Educação Ambiental: representações sociais a partir do olhar docente do ensino fundamental em escolas de Boa Vista (RR). Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 13(4), 248–259. https://doi.org/10.34024/revbea.2018.v13.2553

Edição

Seção

Relatos de Experiências
Recebido em 2018-02-08
Aceito em 2018-11-21
Publicado em 2018-12-30