Perspectivas e práticas para a Educação Ambiental: representações sociais a partir do olhar docente do ensino fundamental em escolas de Boa Vista (RR)

Autores

  • Marlucia Silva de Araújo Instituto Federal de Roraima
  • Cristina Maria Costa do Nascimento Universidade Estadual de Roraima , e-mail

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2018.v13.2553

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Docentes, Perspectivas, Práticas.

Resumo

Esse artigo propõe identificar as abordagens conceituais e práticas dos professores do ensino fundamental da rede pública de ensino sobre a Educação Ambiental, no sentido de identificar um panorama sobre a EA no ambiente escolar, a partir de uma inter-relação entre perspectivas e práticas docentes. Inicialmente é apresentada uma abordagem teórica sobre representações sociais e concepções de Educação Ambiental. Para a construção do corpus de análise, foi aplicado questionário junto a dez professores do Ensino Fundamental da rede pública de ensino da cidade de Boa Vista, Roraima, para pesquisar sobre a EA na Escola, a partir do olhar docente, especificamente os professores do ensino fundamental de diferentes áreas do conhecimento. Assim, as práticas da EA requerem uma interlocução com as perspectivas e representação dos docentes, para uma efetiva realização da temática na escola.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marlucia Silva de Araújo, Instituto Federal de Roraima

Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico. Graduada em Letras. Mestranda em Ensino de Ciências.

Downloads

Publicado

30-12-2018

Como Citar

Araújo, M. S. de, & Nascimento, C. M. C. do. (2018). Perspectivas e práticas para a Educação Ambiental: representações sociais a partir do olhar docente do ensino fundamental em escolas de Boa Vista (RR). Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 13(4), 248–259. https://doi.org/10.34024/revbea.2018.v13.2553

Edição

Seção

Relatos de Experiências
Recebido: 2018-02-08
Aceito: 2018-11-21
Publicado: 2018-12-30