Que tipo de Educação Ambiental e para quem? Fatores associados a atitudes e comportamentos ambientais

Autores

  • Claudio Damião Rosa Universidade Estadual de Santa Cruz http://orcid.org/0000-0002-1939-2716
  • Christiana Cabicieri Profice Universidade Estadual de Santa Cruz

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2018.v13.2530

Palavras-chave:

Atividade Física na Natureza, Comportamentos Ecológicos, Novo Paradigma Ambiental, Recreação ao ar Livre, Preocupação Ambiental.

Resumo

É relevante para educadores ambientais entender quem necessita mais de Educação Ambiental e o que motiva o engajamento em comportamentos pró-ambientais (CPA). No presente estudo, nós analisamos a relação entre características sociodemográficas, contato recreativo com a natureza, atitudes e CPA em 224 graduandos de uma universidade sul baiana. Nossos resultados apontam que indivíduos pró-ambientais tendem a ser mulher, cursar os primeiros semestres da graduação, participar regularmente em atividades de lazer em contato com a natureza, ter ideologia política de esquerda e idade mais avançada, independente da renda. Em adição, experiências de lazer em contato com a natureza podem favorecer uma melhor relação das pessoas com o meio ambiente.

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Biografia do Autor

Claudio Damião Rosa, Universidade Estadual de Santa Cruz

Licenciado em Educação Física (2013). Especialista em Treinamento Personalizado (2016). Mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente (2018). Membro do Grupo de pesquisa Interações Socioambientais e do Grupo Esporte, Lazer e Turismo.

Christiana Cabicieri Profice, Universidade Estadual de Santa Cruz

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Santa Úrsula (1993), mestrado em Psicologia Clínica e Patológica ­ Universite de Paris V (Rene Descartes) (1997) e mestrado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente/PRODEMA pela Uesc (2006). Concluiu doutorado em Psicologia Social naUFRN (2010) e desde 1999 é professora da Universidade Estadual de Santa Cruz atualmente na condição de adjunta em regime de dedicação exclusiva

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Publicado

30-12-2018

Como Citar

Rosa, C. D., & Profice, C. C. (2018). Que tipo de Educação Ambiental e para quem? Fatores associados a atitudes e comportamentos ambientais. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 13(4), 111–125. https://doi.org/10.34024/revbea.2018.v13.2530

Edição

Seção

Artigos
Recebido: 2018-01-09
Aceito: 2018-11-21
Publicado: 2018-12-30

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