Que tipo de Educação Ambiental e para quem? Fatores associados a atitudes e comportamentos ambientais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2018.v13.2530

Palavras-chave:

Atividade Física na Natureza, Comportamentos Ecológicos, Novo Paradigma Ambiental, Recreação ao ar Livre, Preocupação Ambiental.

Resumo

É relevante para educadores ambientais entender quem necessita mais de Educação Ambiental e o que motiva o engajamento em comportamentos pró-ambientais (CPA). No presente estudo, nós analisamos a relação entre características sociodemográficas, contato recreativo com a natureza, atitudes e CPA em 224 graduandos de uma universidade sul baiana. Nossos resultados apontam que indivíduos pró-ambientais tendem a ser mulher, cursar os primeiros semestres da graduação, participar regularmente em atividades de lazer em contato com a natureza, ter ideologia política de esquerda e idade mais avançada, independente da renda. Em adição, experiências de lazer em contato com a natureza podem favorecer uma melhor relação das pessoas com o meio ambiente.

Biografia do Autor

  • Claudio Damião Rosa, Universidade Estadual de Santa Cruz
    Licenciado em Educação Física (2013). Especialista em Treinamento Personalizado (2016). Mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente (2018). Membro do Grupo de pesquisa Interações Socioambientais e do Grupo Esporte, Lazer e Turismo.
  • Christiana Cabicieri Profice, Universidade Estadual de Santa Cruz
    Possui graduação em Psicologia pela Universidade Santa Úrsula (1993), mestrado em Psicologia Clínica e Patológica ­ Universite de Paris V (Rene Descartes) (1997) e mestrado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente/PRODEMA pela Uesc (2006). Concluiu doutorado em Psicologia Social naUFRN (2010) e desde 1999 é professora da Universidade Estadual de Santa Cruz atualmente na condição de adjunta em regime de dedicação exclusiva

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Publicado

30-12-2018

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

ROSA, Claudio Damião; PROFICE, Christiana Cabicieri. Que tipo de Educação Ambiental e para quem? Fatores associados a atitudes e comportamentos ambientais. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 13, n. 4, p. 111–125, 2018. DOI: 10.34024/revbea.2018.v13.2530. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/2530. Acesso em: 5 dez. 2025.
Recebido 2018-01-09
Aprovado 2018-11-21
Publicado 2018-12-30