Teoria bioecológica do desenvolvimento humano e suas relações com a Educação Ambiental: ensaio sobre 'A Viagem de Chihiro'

Autores

  • Rachel Aline Hidalgo Munhoz Universidade Federal do Rio Grande - FURG

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2017.v12.2519

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Cinema, Brofenbrenner

Resumo

A proposta deste trabalho é elaborar um ensaio sobre a metodologia da Teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano, de Urie Brofenbrenner, a partir da obra cinematográfica de animação japonesa “A Viagem de Chihiro”. Além disso, colaborar com uma leitura para o campo da Educação Ambiental dentro da perspectiva crítica, destacando pontos como: antropocentrismo, questão de gênero, equilíbrio de poder, sistemas de cooperação e resistência. Assim, fortalecendo a potencialidade do cinema na área científica da EA.

Biografia do Autor

  • Rachel Aline Hidalgo Munhoz, Universidade Federal do Rio Grande - FURG
    Graduação em Comunicação Social - Jornalismo, pela Universidade Católica de Santos (2010) e, atualmente, mestranda em Educação Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG, com projeto de pesquisa direcionado para Educomunicação Socioambiental. Com formação em Documentário pela Academia Internacional de Cinema - AIC/SP, colabora como produtora audiovisual em coletivos, tem experiência profissional nas áreas rádio, TV e produção cultural, além de atuar também como fotógrafa e assessora de imprensa.

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Publicado

30-12-2017

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

MUNHOZ, Rachel Aline Hidalgo. Teoria bioecológica do desenvolvimento humano e suas relações com a Educação Ambiental: ensaio sobre ’A Viagem de Chihiro’. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 12, n. 5, p. 140–155, 2017. DOI: 10.34024/revbea.2017.v12.2519. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/2519. Acesso em: 5 dez. 2025.
Recebido 2017-12-06
Aprovado 2017-12-13
Publicado 2017-12-30