Educação Ambiental na conscientização florestal e fauna-bravia para as novas gerações em Chókwè-Moçambique

Autores

  • Munossiua Efremo Macorreia FUNIBRE-Universidade Internacional

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2019.v14.2518

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Saber Tradicional, Conscientização e Preservação Ambiental.

Resumo

Despertar a consciência às novas gerações da escola primária do primeiro grau (EP1), constitui um algo novo e indispensável, pois possibilita estimular aos aprendizes a participarem com rigor como agentes/gestores ativos na tomada das resoluções ambientais capazes de assumirem novas responsabilidades e práticas, visando executar um tipo de desenvolvimento que cultive uma relação harmoniosa cuidadosa e a preservação florestal e fauna-bravia dentro dos limites impostos pela natureza. Foram entrevistados 10 professores correspondentes a uma amostra de 3 pessoas dos quais dois professores e uma professora e 50 aprendizes com amostra de 15. Todos foram interrogados sobre conteúdos relacionados a contribuição da educação ambiental no contexto da conscientização florestal e fauna-bravia, na perspectiva de responder a seguinte pergunta: Quais as dificuldades que os professores consideram relevantes para à inclusão da educação ambiental nos programas curriculares, desenvolvendo a educação ambiental no âmbito da conscientização florestal e fauna-bravia?  Assim, O presente estudo tem como objetivo: Investigar a forma como a educação ambiental está sendo implementada na escola primária do primeiro grau do segundo bairro em Chókwè, visando identificar quais as dificuldades que os professores deparam para à inclusão da educação ambiental dentro do contexto da  conscientização florestal e fauna-bravia nos programas curriculares, desenvolvendo a consciência ambiental nas crianças com idade de 7 à 14 anos. Face a isso, os resultados revelam à ausência de ferramenta tanto pedagógica, quanto de capacitação de professores, o que justificaria que os mesmos não praticam suas atividades como facilitador, impossibilitando o aprendiz atuar como agente ativo do processo. Logo, sugere-se que a escola busque métodos adequados que possibilitam à incorporação da educação ambiental dentro do contexto da conscientização florestal e fauna-bravia nos programas curriculares, na perspectiva de construir conhecimetos que visem à conscientização dos aprendizes frente às problemáticas ambientais atuais.

Biografia do Autor

  • Munossiua Efremo Macorreia, FUNIBRE-Universidade Internacional

    Munossiua Efremo professor do Instituto Agrario de Chokwe

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Publicado

12-12-2019

Edição

Seção

Relatos de Experiências

Como Citar

MACORREIA, Munossiua Efremo. Educação Ambiental na conscientização florestal e fauna-bravia para as novas gerações em Chókwè-Moçambique. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 14, n. 4, p. 374–385, 2019. DOI: 10.34024/revbea.2019.v14.2518. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/2518. Acesso em: 5 dez. 2025.
Recebido 2017-12-05
Aprovado 2019-09-24
Publicado 2019-12-12