Análise da Década da Educação para o Desenvolvimento Sustentável (DEDS) da UNESCO a partir da leitura da Pedagogia da Autonomia de Paulo Freire

Autores

  • Rafaella Sampaio Uchoa Unirio: Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2018.v13.2478

Palavras-chave:

Década da Educação para o Desenvolvimento Sustentável, Paulo Freire, Educação Ambiental, Educação para o Desenvolvimento Sustentável

Resumo

Esta pesquisa discute as concepções de sustentabilidade e as propostas pedagógicas da Década da Educação para o Desenvolvimento Sustentável (DEDS) da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) sob a ótica da educação em Paulo Freire. Através de uma análise do documento que fundamenta a DEDS, especificamente o Plano Internacional de Implementação, publicado em 2005, procurou-se identificar categorias em Paulo Freire; mais precisamente, de sua obra Pedagogia da Autonomia, que sustentam as contribuições de suas ideias para uma educação ambiental crítica transformadora e emancipatória; a partir da metodologia de Análise Documental.

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Publicado

30-06-2018

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

UCHOA, Rafaella Sampaio. Análise da Década da Educação para o Desenvolvimento Sustentável (DEDS) da UNESCO a partir da leitura da Pedagogia da Autonomia de Paulo Freire. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 13, n. 2, p. 340–350, 2018. DOI: 10.34024/revbea.2018.v13.2478. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/2478. Acesso em: 5 dez. 2025.
Recebido 2017-09-13
Aprovado 2018-05-30
Publicado 2018-06-30