Educomunicação para a gestão das águas: estudo de caso do curso elaboração de spots e manuseio da plataforma web Rádio Água

Autores

  • Mônica Alves Programa de Mestrado em Sustentabilidade Socioeconômica Ambiental da Universidade Federal de Ouro PReto
  • Jan Alyne Barbosa Prado Universidade Federal de Ouro Preto, Departamento de Comunicação
  • Alberto Fonseca Universidade Federal de Ouro Preto

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2017.v12.2456

Palavras-chave:

Educomunicação, Web Rádio, Gestão das Águas, Comitê de Bacia.

Resumo

Este estudo buscou entender como a educomunicação pode contribuir para o fortalecimento comunicativo da gestão das águas. Mais especificamente, buscou-se avaliar como as áreas de intervenção educomunicativas foram incorporadas no curso Elaboração de Spots e Manuseio da Plataforma Web Rádio Água, ministrado para os gestores do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Paranaíba. A metodologia seguiu uma abordagem qualitativa de estudo de caso único, com dados coletados através da observação direta, de entrevistas semiestruturadas e análises documentais. Uma das conclusões da pesquisa aponta que, embora o curso siga conceitos educomunicativos, o resultado não foi alcançado em sua totalidade, sobretudo devido a equívocos na sua gestão comunicativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mônica Alves, Programa de Mestrado em Sustentabilidade Socioeconômica Ambiental da Universidade Federal de Ouro PReto

Mestranda em Sustentabilidade Socioeconômica e Ambiental pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Formada em Comunicação Social pela Universidade de Uberaba (UNIUBE). Especialista em Administração de Marketing pelo Instituto Nacional de Pós-Graduação (INPG) e Gestão Pública pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Foi professora das disciplinas Semiótica da Imagem e Semiótica Audiovisual. Exerce, atualmente, o cargo de Secretária Municipal de Meio Ambiente da Prefeitura de Frutal (MG).

Jan Alyne Barbosa Prado, Universidade Federal de Ouro Preto, Departamento de Comunicação

Doutora e Mestre em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia, Graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal de Alagoas. Professora e orientadora vinculada à linha de Pesquisa ;Interações e emergências da comunicação; do Mestrado em Comunicação e Temporalidades da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Leciona e pesquisa nas áreas de (Ensino de) Jornalismo Digital, Métodos Digitais, Teorias da Comunicação e Metodologias da pesquisa em Comunicação.

Alberto Fonseca, Universidade Federal de Ouro Preto

Alberto Fonseca é professor e pesquisador na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Seu ensino e linhas de pesquisa tratam, sobretudo, de instrumentos de política ambiental. Atuou como pós-doutorando e professor colaborador na Universidade de Waterloo (Canadá), onde obteve seu título de PhD na área de desenvolvimento sustentável. Obteve os títulos de MSc e BSc nas áreas de engenharia ambiental e engenharia civil sanitária, respectivamente. Dentre os principais cargos de sua carreira, destaca o de auditor ambiental corporativo da mineradora Vale e o de analista ambiental do Ministério do Meio Ambiente. Apresentou trabalhos em conferências e eventos em diversas cidades no Brasil, Europa, Ásia, América do Sul e América do Norte. É docente permanente dos Programas de Pós-graduação em Engenharia Ambiental e em Sustentabilidade Socioeconômica Ambiental. Atualmente exerce a presidência do colegiado do curso de graduação em engenharia ambiental da UFOP. Já atuou como Pró-reitor Adjunto de Pesquisa e Pós-graduação da UFOP (2015-2017). Foi o presidente (na gestão 2014-2016) e atualmente é o Diretor Científico da Associação Brasileira de Avaliação de Impacto (ABAI).

Downloads

Publicado

30-12-2017

Como Citar

Alves, M., Prado, J. A. B., & Fonseca, A. (2017). Educomunicação para a gestão das águas: estudo de caso do curso elaboração de spots e manuseio da plataforma web Rádio Água. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 12(5), 200–217. https://doi.org/10.34024/revbea.2017.v12.2456

Edição

Seção

Artigos
Recebido: 2017-07-03
Aceito: 2017-12-22
Publicado: 2017-12-30