Fragilidades do ensino da Educação Ambiental: viés da customização

Autores

  • Amanda Diogo Matos Faculdade de Educação de Crateús - FAEC / Universidade Estadual do Ceará - UECE
  • Marcelo Campelo Dantas Universidade Estadual do Ceará - UECE

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2018.v13.2415

Palavras-chave:

Ensino de Educação Ambiental, Reciclagem, Consumismo, Sustentabilidade.

Resumo

Com o atual cenário de degradação ambiental se faz necessária uma Educação Ambiental (EA) preponderante, que auxilie no processo de transformação da sociedade, na sua maioria, alicerçada nos padrões de consumismo, distante dos preceitos de sustentabilidade. O presente artigo retrata a supervalorização que o ensino de EA tem posto na reciclagem com um sentido de customização, uma vez que a maior parte das atividades realizadas são voltadas para este viés, limitando-se a produção de materiais reutilizáveis, principalmente os objetos de decoração, havendo poucas reflexões sobre a necessidade de mudança de comportamento, além da falta de enfoque sobre a política dos 3R’s no cotidiano.

Biografia do Autor

  • Amanda Diogo Matos, Faculdade de Educação de Crateús - FAEC / Universidade Estadual do Ceará - UECE
    Bióloga pela Universidade Estadual do Ceará. Ciências Biológicas.
  • Marcelo Campelo Dantas, Universidade Estadual do Ceará - UECE
    Professor Assistente da Universidade Estadual do Ceará - UECE. Curso de Ciências Biológicas Etnobiologia e Educação Ambiental.

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Publicado

21-06-2018

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

MATOS, Amanda Diogo; DANTAS, Marcelo Campelo. Fragilidades do ensino da Educação Ambiental: viés da customização. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 13, n. 2, p. 170–185, 2018. DOI: 10.34024/revbea.2018.v13.2415. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/2415. Acesso em: 5 dez. 2025.
Recebido 2017-04-18
Aprovado 2018-05-30
Publicado 2018-06-21