Fragilidades do ensino da Educação Ambiental: viés da customização

Authors

  • Amanda Diogo Matos Faculdade de Educação de Crateús - FAEC / Universidade Estadual do Ceará - UECE
  • Marcelo Campelo Dantas Universidade Estadual do Ceará - UECE

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2018.v13.2415

Keywords:

Ensino de Educação Ambiental, Reciclagem, Consumismo, Sustentabilidade.

Abstract

Com o atual cenário de degradação ambiental se faz necessária uma Educação Ambiental (EA) preponderante, que auxilie no processo de transformação da sociedade, na sua maioria, alicerçada nos padrões de consumismo, distante dos preceitos de sustentabilidade. O presente artigo retrata a supervalorização que o ensino de EA tem posto na reciclagem com um sentido de customização, uma vez que a maior parte das atividades realizadas são voltadas para este viés, limitando-se a produção de materiais reutilizáveis, principalmente os objetos de decoração, havendo poucas reflexões sobre a necessidade de mudança de comportamento, além da falta de enfoque sobre a política dos 3R’s no cotidiano.

Author Biographies

  • Amanda Diogo Matos, Faculdade de Educação de Crateús - FAEC / Universidade Estadual do Ceará - UECE
    Bióloga pela Universidade Estadual do Ceará. Ciências Biológicas.
  • Marcelo Campelo Dantas, Universidade Estadual do Ceará - UECE
    Professor Assistente da Universidade Estadual do Ceará - UECE. Curso de Ciências Biológicas Etnobiologia e Educação Ambiental.

Published

2018-06-21

Issue

Section

Artigos

How to Cite

MATOS, Amanda Diogo; DANTAS, Marcelo Campelo. Fragilidades do ensino da Educação Ambiental: viés da customização. Brazilian Journal of Environmental Education, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 170–185, 2018. DOI: 10.34024/revbea.2018.v13.2415. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/2415. Acesso em: 5 dec. 2025.
Received 2017-04-18
Accepted 2018-05-30
Published 2018-06-21