A importância da Educação Ambiental lúdica: abordagens e reflexões para a construção do conhecimento infantil

Autores

  • Vanessa Oliveira Fernandes Câmara Universidade Federal da Paraíba Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2017.v12.2414

Palavras-chave:

Educação ambiental, Ludicidade, Infância.

Resumo

Este estudo objetiva compreender como as atividades lúdicas inseridas em ações educativas trazem benefícios à educação ambiental e consequentemente à manutenção de ecossistemas ameaçados. Foram utilizados a revisão bibliográfica e análise documental como técnicas de pesquisa. Os resultados evidenciaram que através de estratégias lúdicas que provocam emoções é possível construir uma relação saudável entre os seres humanos e os outros seres vivos, auxiliando o processo de formação do sujeito ecológico.

Biografia do Autor

  • Vanessa Oliveira Fernandes Câmara, Universidade Federal da Paraíba Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba
    Gerente Executiva de Meio Ambiente da SEcretaria de Meio Ambiente do Estado da Paraíba Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente - UFPB Especialista em Direito Ambiental e Gestão Pública Municipal Bel. Direito Tec. Em Gestão Ambiental Educadora ambiental

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Publicado

29-09-2017

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

CÂMARA, Vanessa Oliveira Fernandes. A importância da Educação Ambiental lúdica: abordagens e reflexões para a construção do conhecimento infantil. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 12, n. 4, p. 60–75, 2017. DOI: 10.34024/revbea.2017.v12.2414. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/2414. Acesso em: 5 dez. 2025.
Recebido 2017-04-18
Aprovado 2017-08-01
Publicado 2017-09-29