A Educação Ambiental para a gestão dos resíduos da construção civil no município do Rio Grande (RS)

Autores

  • Daniele Kalil Juliano Universidade Federal do Rio Grande - FURG
  • Vanessa Hernandez Caporlingua Universidade Federal do Rio Grande - FURG

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2017.v12.2407

Palavras-chave:

Educação Ambiental. Participação Social. Resíduos da Construção Civil.

Resumo

O presente artigo tem por objetivos investigar sobre a destinação e regulamentação dos resíduos da construção civil, compreender as consequências socioambientais de sua produção e destinação e investigar a potencialidade da Educação Ambiental na redução dos problemas socioambientais delas advindos. A abordagem metodológica qualitativa foi o estudo de caso, com análise do material pela Análise Textual Discursiva. Os resultados indicaram fragilidades estruturais, falta de ações de Educação Ambiental Crítica, contaminação ambiental e a necessidade de maior atuação da administração pública, na implementação de medidas práticas e em atividades de Educação Ambiental, enquanto política pública, com maior atenção para a participação social.

Biografia do Autor

  • Daniele Kalil Juliano, Universidade Federal do Rio Grande - FURG
    Possui graduação em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande (2004). Possui Especialização em Direito Público pela UNIDERP (2009). Atualmente é Assistente em Administração da Universidade Federal do Rio Grande. Mestranda em Educação Ambiental da Universidade Federal do Rio Grande - FURG, Brasil e pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Direito e Educação Ambiental - GPDEA/FURG.
  • Vanessa Hernandez Caporlingua, Universidade Federal do Rio Grande - FURG
    Possui graduação em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande - Furg (1991), mestrado e doutorado em Educação Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande - Furg (2001 e 2010). Professora e pesquisadora da Faculdade de Direito e do Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental, na Universidade Federal do Rio Grande - Furg. Tem experiência na área da Educação Ambiental e do Direito, com ênfase em Direito Processual Civil e Direito Ambiental.

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Publicado

30-06-2017

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

JULIANO, Daniele Kalil; CAPORLINGUA, Vanessa Hernandez. A Educação Ambiental para a gestão dos resíduos da construção civil no município do Rio Grande (RS). Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 12, n. 2, p. 209–228, 2017. DOI: 10.34024/revbea.2017.v12.2407. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/2407. Acesso em: 14 dez. 2025.
Recebido 2017-04-02
Aprovado 2017-04-11
Publicado 2017-06-30